1 de maio de 2024 20:49

Eleições Lafaiete (MG): chapa da reação? Ex Prefeitos podem formar dobradinha para 2024

Ivar Cerqueira estreou na política  pelo PL, concorrendo como Vice na chapa de Benito Laporte (PMDB) na eleição municipal de 1996. Quatro anos mais tarde, novamente pelo PL concorreu ao cargo de Vereador. Em 2004, foi eleito Vereador pelo PP com a quarta maior votação geral e a maior votação entre os novatos. Quatro anos mais tarde se reelege Vereador pelo PSDB com a maior votação da história do Legislativo Municipal. Em 2010, concorre a Deputado Federal pelo PSDB, obtendo a maior votação de um candidato a Deputado Federal no município. Em 2012, já no PSB é eleito Prefeito e em 2016 concorre à reeleição pelo mesmo partido, obtendo a menor votação entre os candidatos que tentaram se reeleger. Mesmo não tendo mais disputado eleições, Ivar Cerqueira participou ativamente das campanhas de Giovanny Laporte (PRTB) para Deputado Estadual em 2018, Divino Pereira (PSD) para Prefeito em 2020 e Giusepe Laporte (MDB) para Deputado Estadual em 2022. Para 2024, teve seu nome cogitado para concorrer a vice numa chapa com Giusepe Laporte ou para Vereador.

Júlio Barros estreou na política em 2000 como candidato a Prefeito. Terminando em segundo lugar. Foi eleito Prefeito em 2004 e quatro anos mais tarde tentou se reeleger terminado em segundo lugar. Em 2012, na sua quarta e última tentativa como candidato a Prefeito termina novamente em segundo lugar. Em 2016, ao invés de tentar a Prefeitura pela quinta vez consecutiva, compões chapa com Benito Laporte (PROS) que terminou aquela eleição em terceiro lugar. Após um período sabático na política, retorna ao cenário político municipal trocando o PT pelo REDE e junto com Giovanny Laporte apoia a candidatura de Cléber da Caixa (REDE) para o cargo de Prefeito Municipal. Em 2022, concorreu a Deputado Federal pelo REDE. Para 2024, também teve seu nome cogitado para Vice de Giusepe Laporte além de concorrer novamente a Prefeito tendo como possíveis vices: Aloísio Rezende (PSD), Neuza Mapa (PSB) ou Zilda Helena (FEBRASIL: PT-PV-PC do B). 

Um fato curioso sobre ambos, é que Ivar Cerqueira foi concorreu como vice de Benito Laporte em sua primeira tentativa de se eleger Prefeito em 1996 assim como Júlio Barros na segunda tentativa em 2016. Para 2024 seus nomes voltaram a ser cogitados como possíveis nomes para vice de Giusepe Laporte, filho de Benito Laporte.

Mas alguma movimentação política pode ter levado ambos a voltarem a cogitar a formação de uma chapa como em 2012, quando ambos se presentavam como pré candidatos a Prefeito. Ivar Cerqueira buscava o apoio do PT, lhe oferecendo a vaga de vice. Júlio Barros, com a mesma pretensão cogitou convidar Ivar Cerqueira para a mesma vaga. Além disso ambos disputavam o apoio do PMDB , PTB  e PRB, onde os dois primeiros seguiram com Ivar Cerqueria que foi eleito e o último Júlio Barros, que ficou sem segundo lugar à frente do ex Prefeito Vicente Faria (DEM) que concorria ao quarto mandato.

Se para 2012 uma composição entre ambos era difícil devido ao período em que Júlio Barros foi Prefeito e Ivar Cerqueira foi Vereador, para 2024 não seria tão difícil assim. O maior exemplo de uma composição entre ex adversários foi nas eleições de 2022 onde Lula foi eleito Presidente em 2022 tendo como vice Geraldo Alckimin, seu adversário nas eleições de 2006.

E para 2024, caso formem uma chapa, qual seria a ordem da mesma? Júlio/Ivar ou Ivar/Júlio. Esta é mais uma das possíveis chapas que podem se formar para as próximas eleições, não descartando uma disputa entre eles e os demais pré candidatos que se viabilizarem.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade