20 de abril de 2024 03:37

Copasa revigora o Pró-Mananciais em Conselheiro Lafaiete para recuperar nascentes

A Copasa tem ampliado o programa Pró-Mananciais em todo o Estado, principalmente nas cidades em que já foi iniciado, devido à ótima aceitação da população atendida. É o caso de Conselheiro Lafaiete, onde o programa realiza atividades em várias propriedades rurais, cujos donos contam que estão muito satisfeitos com os resultados já conseguidos nos três anos de ações para preservação e recuperação da bacia do ribeirão Almeidas.  

Neste ano, já foram feitas visitas, medições e avaliações das propriedades para determinar quais as atividades serão realizadas em cada uma delas. Técnicos da Emater, da equipe socioambiental da Gerencia Regional de Conselheiro Lafaiete (GRCL) da Copasa e membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) já programaram visitas a mais de 50 propriedades para traçar as melhores estratégias com base em cada uma das localidades.

A Previsão é de que, este ano, sejam implantadas mais 198 barraginhas; 5.320 metros de adequações de estradas; 10.519 metros de cercamentos de nascentes e matas ciliares, além de 2.500 metros de terraceamento. São ações que ajudam as águas das chuvas a seguir seu curso natural e abastecer os lençóis freáticos e as nascentes. Está previsto, também, o plantio de cinco mil mudas de plantas nativas. 

Resultados

O Pró Mananciais está em Conselheiro Lafaiete desde 2017. A Copasa, em parceria com o Colmeia, investiu mais de R$ 800 mil em ações de preservação do meio ambiente, na microbacia do ribeirão Almeidas. Já foram realizados mais de 45 mil metros de cercamentos; plantio de mais de 15 mil mudas para revitalização de áreas de proteção ambiental; adequação de mais de 4.400 metros de estradas rurais e a construção de 109 barraginhas, ação que garante a recarga dos lençóis freáticos da região.

Essas atividades têm surtido resultados positivos que já vêm sendo percebidos pelos próprios moradores da região. Produtores, como Edmundo de Paula Pedro, que teve barraginhas construídas em sua fazenda, conta que já notou o aumento do volume de água nas nascentes ao redor. “É muito bom esse trabalho, principalmente porque se fôssemos fazer com nosso dinheiro não conseguiríamos, pois é muito caro. Com as ações do Pró-Mananciais aqui, vemos a água sendo represada e melhorando o ambiente”, conta. 

A enfermeira Natália de Freitas Fernandes ficou tão empolgada quando soube da iniciativa, que procurou a Copasa para colocar a propriedade do pai no programa. Agora membro do Colmeia, ela reforça a importância dos trabalhos e conta como as ações têm revitalizado o meio ambiente no entorno. “Vemos que o volume de água dos córregos da região já tem aumentado e como isto ajuda na conscientização da comunidade rural. Pessoas que não entendiam a importância ou não tinham o conhecimento, agora estão procurando o programa para também participarem, vendo o resultado e buscando preservar a água não só para elas, mas para toda a cidade”, disse a enfermeira. 

A Coordenadora do Colmeia, Andréa Lopes de Freitas, do departamento de Meio ambiente da prefeitura de Conselheiro Lafaiete, reforça que esse envolvimento da comunidade é de suma importância para o sucesso do programa. “Com envolvimento dos moradores locais beneficiados e do Colmeia, foi possível agregar conhecimento e enriquecimento pessoal, conseguindo mais motivação e empenho em prol de um futuro sustentável”, frisa. 

Sobre o programa 

 O Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras com o objetivo de construir, coletivamente, o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. Desenvolvido pela Copasa, representa um importante instrumento de mobilização social, pois estimula a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo da comunidade.

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade