Fogo atingiu propriedade rural na cidade de Prados e avançou para a área de preservação ambiental
Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizaram combate a um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área rural na Rodovia Capitão Anselmo, que liga a MGC 383 à cidade de Prados.
No local, as chamas atingiram uma área de plantio de milho e se espalharam para os arredores, chegando à Serra do São José. Durante a noite a situação será monitorada, uma vez que a falta de visibilidade neste período torna o combate extremamente arriscado.
Na manhã desta terça-feira, dia 7, Bombeiros e brigadistas retornarão aos trabalhos e contarão com o apoio de aeronaves próprias para combate a incêndios em vegetação.
De acordo com o Sargento Dias, chefe da equipe de Bombeiros que atendeu a ocorrência, “o cenário no local é realmente preocupante. As chamas assumiram grandes proporções e o combate direto se tornou quase inviável, uma vez que são áreas de difícil acesso e, com a tempo seco e quente, o fogo se espalhou muito facilmente. Nossas equipes trabalharam duramente por toda a tarde e, logo ao início da manhã, retornaremos”.
Ainda de acordo com Dias, o apoio de uma aeronave do IEF será de grande valor no combate às chamas, uma vez que, certos locais não permitem acesso por terra. O local foi incendiado no domingo (329), quando estima-se que o fogo atingiu uma área de mais de 130 hectares.
Ainda não há uma estimativa da área atingida hoje. Sobre as causas, o Sargento afirma que “éé muito difícil apontar uma causa. A ausência de chuvas e os fortes ventos colaboram para que o fogo se espalhe, o que sempre complica ainda mais o trabalho. Mas fica claro que é algo de enormes proporções e nos exigirá múltiplos esforços”.
Como a fumaça invadiu a pista, o trânsito no local ficou mais lento durante toda a tarde. Militares e brigadistas retornaram ao combate logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira.