29 de março de 2024 07:26

Belo Vale: Movimento da causa animal cobra construção de canil e prefeitura diz que empresa abandonou obra

A situação em favor da causa animal existe luta, empenho e dedicação para tentar sensibilizar as autoridades dos municípios na execução e implantação de políticas públicas.

Um exemplo vem da simpática Belo Vale. Lá os aguerridos integrantes da Associação Pet de Animais de Rua” tentam junto a prefeitura a construção de canil para abrigar os cães/gatos e oferecer condições dignas. A Presidente da Associação, Cristiane Oliveira., diz que há mais de 4 anos eles lutam pela obra, porém esbarram na boa vontade da prefeitura.

Ela e outros voluntários socorrem e resgatam animais de ruas em situação vulneráveis. “Muitas das vezes fazemos vaquinha para pagar um tratamento em uma clínica. Não temos apoio em nada do poder público”, comentou, citando que a entidade vive através de ações sociais.

Cristiane conta que os membros da associação conversaram com o Prefeito Nequinha (PMDB), quando ouviu dele que a prefeitura não dispõe de recursos para a obra.

O Outro lado

Foto google ilustrativa/REPRODUÇÃO

Em resposta aos nossos questionamentos negou que haja recursos na ordem de R$ 100 mil de emenda parlamentar. Segundo informações da Prefeitura, “a construção do Centro Controle e Zoonoses (CCZ) e Canil já foi licitada, foi dado ordem de serviço para a empresa vencedora no dia 17/09/2020, porém a empresa ganhadora manifestou não ter condições de executar a obra da forma que foi licitada, sendo assim a mesma pediu a rescisão do contrato em 13/04/2021, conforme foi protocolado junto ao setor responsável. Foi feito por parte da empresa os serviços de terraplanagem e tapumes”.

Segundo a prefeitura há um terreno desapropriado para a finalidade do CCZ e canil “porém verba carimbada”. “Não estamos medindo esforços para que seja finalizado o quanto antes todas as obras em andamento advindas da gestão passada”, disse a nota enviada a nossa reportagem.

A prefeitura informou que mantém uma constante conversa com a associação de defesa dos animais. “Mas alguns dos pleitos da Associação esbarram nas questões burocráticas e formalidades do relacionamento entre o ente público e privado”.

Por outro lado, a prefeitura assinalou que o atual CCZ desenvolve diversas ações, uma de grande relevância para o Município é a castração de animais de rua. “Estes animais são enviados para uma Clínica Veterinária contratada pelo Município, onde é feito a castração, os animais ficam internados e após a recuperação, eles são soltos. Vale destacar que o CCZ também é responsável pela Vacina antirrábica, PCE, Chagas, Dengue, Sisagua, Leishmaniose, Posto de informação de triatomíneos, Ponto Estratégico”.

Em reunião com o Deputado Estadual Noraldino, defensor da causa animal, ele informou que hoje não é viável para os municípios a criação de um canil, sendo que o que é aconselhável é a criação de uma casa de passagem. “Sendo assim, com base na desistência da empresa ganhadora da obra o município está aguardando o projeto que o Deputado ficou de nos enviar para analisarmos a possibilidade de readequação do projeto para fazermos uma nova licitação”.

FOTO ILUSTRATIVA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade