29 de março de 2024 02:53

Câmara Municipal adota o VLIBRAS em seu site visando a inclusão digital de pessoas com deficiência auditiva

A Câmara Municipal implantou hoje em seu site (www.conselheirolafaiete.mg.leg.br) o sistema VLibras, o tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais, com o intuito de ampliar o acesso à comunicação e promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva a seus conteúdos digitais.

O VLibras é uma ferramenta gratuita (de código aberto e distribuição livre) que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras foi desenvolvido para melhorar o acesso das pessoas surdas usuárias de Libras à informação e à comunicação.

Ao visitar o site da Câmara Municipal, o cidadão identificará do lado direito

o símbolo de libras, demonstrando que o site encontra-se acessível através do VLibras, bastando clicar no mesmo para que imediatamente surja na tela um avatar tridimensional, figura virtual semelhante fisicamente a um ser humano, que interpretará os textos selecionados em Língua Portuguesa para Libras.

Dentre as funcionalidades do sistema VLibras, estão: opções de avatar masculino ou feminino; ajuste da velocidade de interpretação de acordo com a necessidade do usuário; ajuste do tamanho da janela de exibição do avatar (intérprete) na tela e escolha entre a exibição ou não da legenda em português durante a interpretação de conteúdos.

A Câmara Municipal pretende, através da inclusão do VLibras em seu site, além de atender a exigência legal de acessibilidade digital, possibilitar que os cidadãos com deficiência auditiva tenham acesso às informações do órgão, tornando-o ainda mais democrático. É uma medida simples e gratuita, porém de grande relevância social, podendo ser instalada nos sites de qualquer outro órgão público ou mesmo de particulares, através do portal Governo Digital.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade