Acionados pela equipe do centro de zoonoses do município de Conselheiro Lafaiete, comparecemos ao endereço dos fatos, sendo que em contato com as testemunhas, estes relataram que por volta das 9h00min, depararam com dois cachorros mortos em local arborizado do lado direito da estrada, estando um animal pendurado em uma árvore por uma corda amarrada ao pescoço e o outro animal estava caído ao chão já em estado de decomposição.
As testemunhas trabalham nas proximidades e alegaram que tratam de outros cachorros que ficam no local, mas os animais mortos eram desconhecidos deles, bem como desconheciam a autoria do fato e não indicaram nenhum suspeito.
No local verificamos que apenas o animal pendurado pela corda estava no local inicial, pois alguns urubus já haviam arrastado o animal que estava no chão e o levaram para a estrada, onde consumiram a carne e deixaram apenas parte dos ossos que estava no caminho dos veículos, já deformados, não sendo possível sua avaliação.
Foi verificado pelo veterinário que aparentemente não havia sangue no chão do local onde estava o cachorro, apenas fezes e que pelos sinais o cachorro já estava morto a mais dias. O corpo do animal pendurado foi recolhido pela equipe do centro de zoonoses, veterinário Enderson e motorista Tarcísio e conforme relatos do veterinário seria encaminhado para o IML veterinário em Belo Horizonte.
Esteve no local a investigadora Sylvia, que acompanhou as providências no local, acionando a perícia, que não pôde deslocar devido a empenho em outra ocorrência em outro município, sendo que o perito responsável orientou que o veterinário encaminhasse seu relatório dos fatos constatados a delegacia de Polícia Civil.