25 de abril de 2024 13:07

Bom exemplo: APADEQ “Vale da Luz” será inaugurada para recuperação dos dependentes químicos

Um exemplo de garra, determinação e mobilização. Acontece amanhã (12) no feriado em homenagem à Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, em Entre Rios de Minas, às 9 horas, a inauguração da sede própria da APADEQ “Vale da Luz”, uma Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (álcool e drogas ilícitas), fundada em novembro de 2008. A construção, em terreno na BR-383, na altura do Km 38,5, próximo ao Restaurante Café com Prosa, demorou cerca de 11 anos e foi realizada através principalmente de doações da comunidade e apoiadores da causa, contribuições mensais de associados e participação em eventos, e também com verba do poder público municipal.

A APADEQ “Vale da Luz” é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e sem conotação política ou religiosa, de caráter assistencial, educativo e científico; já reconhecida   como de utilidade pública municipal e estadual. Tem por objetivo primordial promover, através da informação e orientação, a conscientização sobre “dependência química”, bem como os caminhos para a recuperação, bem- estar e reintegração social dos dependentes químicos (álcool e drogas ilícitas) residentes em Entre Rios de Minas e cidades da região; além de apoio aos codependentes.

De acordo com o presidente da APADEQ “Vale da Luz”, médico José Pedro Borges, “a dependência química (álcool e drogas ilícitas) é uma doença que atinge 10% de qualquer população e, por esta proporção, já é uma questão de saúde pública, afetando também   todos que estão ao redor do dependente químico: familiares, amigos, enfim a sociedade. Como qualquer outra doença, requer atenção, cuidado, tratamento, prevenção de recaídas”. A exemplo de outras Comunidades Terapêuticas, a APADEQ “Vale da Luz” só receberá dependentes químicos no regime de “internação voluntária”, ou seja, “por livre e espontânea vontade”.

https://youtu.be/yPSeNU8Tf7Q

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade