25 de abril de 2024 17:41

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FASAR desenvolvem projeto paisagístico em praça de Lafaiete

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Rita – FASAR desenvolveu mais um projeto paisagístico na cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, orientado pelo professor Luiz Eduardo Araújo, com a participação dos alunos Arthur Lima, Izabela Maia, Raíssa Camêlo e Talia Carvalho. Dessa vez, o local escolhido é a praça do bairro Belvedere.

Na primeira etapa foi desenvolvida uma leitura socioambiental do bairro, com participação dos moradores através de questionário, leitura técnica in loco e pesquisa. A proposta tem como intenção qualificar a área, sendo ponto de referência na dinâmica do bairro para lazer e descanso.

O foco do projeto é, através da praça, integrar a multiplicidade de usos: lazer, diversão, alimentação e descanso. O professor Luiz Eduardo explica que, apesar de ser uma praça pequena, a localização valoriza o espaço verde existente na proximidade. “Nosso projeto engloba mirante para contemplação, espaço para convivência no formato de gazebo, arquibancada para descanso e interação social, espaços para instalação de academia ao ar livre, playground infantil e mobiliário para convivência e refeição”.

O projeto paisagístico busca incentivar o uso da praça por diversas faixas etárias, estimular o comércio local e ativar a área no período noturno com a possibilidade de parada para um food truck (carrinho de lanches), de modo acessível e confortável. Serão utilizados materiais habitualmente utilizados pelo município, técnicas construtivas, plantas locais e luminárias com baixo consumo energético, visando a sustentabilidade econômica, social e ambiental. “A partir da qualificação dessa praça, esperamos incentivar o aumento do convívio social diurno e noturno no bairro Belvedere e adjacências, utilizando como um ponto de referência e transbordando melhorias urbano-ambientais para a área”, conclui o professor Luiz Eduardo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade