19 de abril de 2024 17:56

Entre Rios: Capela de quase 300 anos passa por novo restauro, hoje (13) acontece evento virtual

Acontece hoje (13) a partir das 20:00 horas, um evento on-line de educação patrimonial como parte do projeto de restauro da Capela de Nossa Senhora da Lapa ou Capela dos Dlhos D’água em referência a profusão de minas de águas existentes no local, situada a 18 km de Entre Rios de Minas, exemplar que completa 288 anos quando foi reconhecida pela Igreja Católica em 13 de novembro de 1733 benta na Arquidiocese de Mariana.

É a mais antiga capela da cidade e, em um momento de antiga reforma, foi encontrado nela um caibro com a data de 1683, chegando a 338 anos desde o início de sua edificação e que ficava dentro das terras da fazenda que levava o mesmo nome e cujo proprietário era o padre Gonçalo. A fazenda foi tomada por incêndio e funcionava como um entreposto para viajantes e tropeiros e hoje ainda há vestígios da robusta propriedade.

A Capela faz parte de história de Minas da Revolução Liberal de 1842, movimento armado que abalou a província mineira por 72 dias. Fugindo da prisão, o Padre Gonçalo abrigou na Fazenda Olhos D´Água, sendo um dos principais líderes do movimento em Minas. O Cônego Marinho lá escreveu o livro sobres os acontecimentos do movimento armado promovido pelos liberais. Ambos religiosos pertenciam ao Partido Liberal da época.

Restauro

O restauro, que iniciou em junho com previsão de término em novembro, contempla o altar mor, conforme laudo, que estava em eminente de queda. O projeto é financiado por recursos do Fundo do Cultura (FUMPAC) e contrapartida da Paróquia Nossa Senhora da Brotas no valor de R$58.600,00. A obra é realizada pela empresa Liz Vieira Conservação e Restauração e Arte, de São João Del Rei.

“Esta é 5ª intervenção, sem contar com as que não sabemos, e ao longo do tempo o bem foi se deteriorando, mas a estrutura em geral ainda está em boas condições. A intenção é que futuramente os elementos artísticos recebam o tratamento para recuperação das pinturas e resgatando as características originais. O que estamos fazendo agora é manter o altar em pé já que estava por uma queda eminente e sem escoramento”, explicou o arquiteto e restaurador, Hamilton Vieira
Algumas imagens em madeira encontram em avançado estado de deterioração, mas foi feito também uma ação emergencial de descupinização.

Segundo ele, a Capela precisa de novas intervenções e restauro e em breve será lançada uma campanha popular nas redes sociais para buscar arrecadação de recursos ou mesmo buscando parceiros na Lei de Incentivo à Cultura.

Pix para arrecadar fundos: paroquiansbrotas@hotmail.com

Roubos e rota

Na década de 80, o exemplar do século XVIII, com elementos em estilo rococó, foi alvo de uma série de roubos, com a subtração de imagens e peças como a porta do sacrário.

A Capela dos Olhos D´água é um grande atrativo cultural e turístico sendo rota preferida na Estrada Real e agora de turistas, caminhantes, cavaleiros e esportistas na rota do Caminho de São Tiago e no circuito Estrada real.

A foto da capela faz parte da divulgação desta rota, tal sua importância, e ganha visibilidade ainda maior.

Em novembro, a secretaria municipal de cultura prepara uma caminhada, corrida e pedalada em local histórico.

Evento on-line

O evento será realizado on-line hoje (13), 20h, através das redes sociais (YouTube e Facebook) da Paróquia Nossa Senhora das Brotas!

Informações pelo WhatsApp (32998539883)

Link https://youtu.be/x1OCRiD1z2E

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade