Uma aventura de encher os olhos, a mente e o coração. Emoção, surpresas, paisagens exuberantes, história, cultura, fé e beleza, tudo misturado em cada passo dos mais de 700 km que os caminhantes lafaietenses (Tadeu Resende e José Geraldo Pinto) já percorrem desde entre Ouro Preto a Paraty (RJ), pelo Caminho Velho da Estrada, roteiro que foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora.
A empreitada iniciou nesta semana (11), quando os caminhantes partiram de Ouro Preto, passando pelos charmosos e históricos Distritos de Glaura, São Bartolomeu e Cacheira do Campo, quando retornaram a Lafaiete.
Amanhã (16), eles partem do bucólico distrito ouro-pretano, Santo Antônio do Leite, passando Por Miguel Burnier chegando Lobo Leite, em Congonhas.
Pelo planejamento e logística, os amantes da caminhada percorrerão em média 35 km/dia. Serão ao todo 20 dias de pé na estrada.
Novas caminhadas
Esta não foi a primeira caminhada por Minas e pela história e belezas de arrancar fôlegos caminhantes.
Entre 21 de fevereiro a 2 março, os aventureiros percorreram mais 400km pelo Caminho dos Diamantes, entre Diamantina a Ouro Preto. Eles percorreram mais de 30 locais entre vilas, distritos e cidades. Para vencer o trajeto diariamente percorriam cerca de 36km.
Em junho, a dupla fez o Caminho do Sabarabuçu (180km), passando Barão de Cocais, Caeté, Morro Vermelho, Sabará, Raposos, Honório Bicalho, Rio Acima, Acuruí e Glaura.
Assim que fecharam o percurso do Caminho Velho os dois caminhantes completarão o total de 1.240km percorridos.
Leia mais
Pé na estrada e mochila às costas: caminhantes percorrem 400 km do Caminho dos Diamantes