29 de março de 2024 09:21

Equoturismo: nasce uma Rota Turística Regional envolvendo as raças Campolina, Mangalarga e Pêga

      Andar a cavalo é uma opção de lazer e esporte cada vez mais frequente, e ainda mais nesse período de Pandemia. Pensando no assunto e ainda sobre o contexto histórico-cultural que os animais representam na região, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Entre Rios de Minas com o apoio do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes trouxeram o Equoturismo para uma pauta de reunião com representantes das cidades reconhecidamente e tradicionalmente envolvidas com a cultura dos animais  de montaria: Entre Rios de Minas, berço do cavalo Campolina; Lagoa Dourada, Jumento Pêga; Prados e Dores de Campos, referências nacionais da Selaria; e Cruzília, terra do cavalo Mangalarga.

        O início do processo de governança entre os Municípios foi um evento no último dia 8 de Outubro na fazenda São José, criadora de cavalos Campolina em Entre  Rios de Minas. Além dos Prefeitos, Secretários e equipes dos Municípios, estiveram presentes representatividades do Sebrae Minas, Emater, Circuito Turísticos  Trilhas dos Inconfidentes e criadores dos cavalos Campolina e Mangalarga.

      Foi um  momento de importante reunião de trabalho e também cultural com apresentação das histórias dos Municípios, todos com mais de 300 anos de fundação, apresentação do compositor Tuca Boelsums, exposição de artesanato e selaria, da cultura alimentar por meio do Café Camapuã , Queijo Artesanal Brumado e da comida mineira da Dona Bernadete da  Serra do Camapuã. Uma produção audiovisual local foi apresentada como “Olhar para o território” sobre o tema central Equoturismo, na qual será disponibilizada no canal da Secretaria de Cultura de Entre Rios de Minas, hoje, dia 15 de Outubro.

     No dia 22 , no mesmo canal será lançado “Equoturismo- Projeto regional” com depoimentos da apreciação das Prefeituras  e instituições participantes.

     O projeto segue em fundamentação nos meses subsequentes em reuniões em cada município da rota proposta, sendo a próxima em Lagoa Dourada, berço do jumento Pêga, dia 12 de Novembro.

Serviço:

. 15 de outubro às 18h30min lançamento do curta “Olhar pra território” Equoturismo no canal YouTube.com/seculturaerm

. 22 de outubro às 12horas, lançamento do vídeo Equoturismo projeto regional no canal YouTube.com/seculturaerm

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Entre Rios de Minas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade