29 de março de 2024 09:30

De Lafaiete para o mundo: jovem cientista projeta carreira internacional

Leonardo de Assis é um jovem pesquisador brasileiro que tem se destacado na Ciência. Sua vida escolar começou no Colégio Nossa Senhora de Nazaré, de Conselheiro Lafaeite. Formado em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, fez parte da primeira turma do Ciência sem Froteiras para os EUA, onde estudou por 14 meses. De volta ao Brasil, terminou a graduação e foi aceito para o Doutorado em Fisiologia na USP (Universidade de S. Paulo), por onde recebeu o título doutor em Fisiologia.

Em seu doutorado, explorou a funcionalidade do sistema fotossensível (Opsinas) e sua relação com o relógio molecular da pele e no melanoma cutâneo. A sua tese de doutorado, “Mecanismos de modulação de genes de relógio por radiação UVA e luz visível em melanócitos normais (Melan-a) e transformados (melanoma B16-F10)”, recebeu menção honrosa na categoria Ciências Biológicas na 10ª Edição do Prêmio Tese Destaque USP. Neste ano, a tese também recebeu a menção honrosa na avaliação da CAPES.

Seu primeiro pós-doutorado foi feito na mesma Universidade de abril de 2019 a outubro de 2020. Atualmente, ocupa um cargo de pesquisador associado na Universidade de Lübeck no grupo do Dr. Henrik Oster trabalhando em um consórcio de pesquisa interdisciplinar denominado Controle Local da Ação do Hormônio da Tireóide (LOCOTACT), financiado pela Fundação Alemã de Pesquisa (DFG). 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade