27 de abril de 2024 01:15

Novo partido de esquerda realiza encontro regional em Lafaiete

A Unidade Popular Pelo Socialismo (UP) realizou no último domingo, dia 24, na cidade de Conselheiro Lafaiete sua primeira plenária intermunicipal, envolvendo filiados e simpatizantes das cidades de Ouro Branco e Lafaiete. O evento debateu qual o papel da Unidade Popular, quais devem ser suas próximas ações e qual a saída para a atual conjuntura.

O que é a Unidade Popular?

A Unidade Popular é o mais novo partido de esquerda do Brasil, obteve seu registro eleitoral em dezembro de 2019, conseguindo 1 milhão e 200 mil assinaturas de apoio em todo o Brasil. Surgiu das lutas dos movimentos sociais, da insatisfação da população com os partidos existentes e do entendimento da necessidade de uma representação política para o povo brasileiro que erga a bandeira de uma luta por mudanças estruturais em nossa sociedade, ou seja, a contra o capitalismo e pela construção do socialismo. Além disso, a Unidade Popular entende que uma mudança da sociedade só se faz possível em conjunto com aqueles que sofrem diariamente com a alta do preço dos alimentos, com o desemprego, com a falta de médico e de medicamentos, com a impossibilidade de acessar instituições de ensino, ou seja, com o povo pobre do Brasil que tudo produz, mas que em nada tem acesso.

Augusto César, militante da UP

A luta que a UP propõe é quebrar os privilégios existentes no cenário nacional e também regional onde os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Citam como exemplo, a valorização das ações da Vale e Gerdau e as dificuldades encontradas diariamente pela população da região do Alto Paraopeba em pagar suas despesas básicas mensais, como: água, luz, aluguel e alimentação. Por entender que essa luta é uma busca por uma inversão da lógica da nossa sociedade, entendem que será uma batalha dura, porém acreditam no poder popular e na força que o povo unido e organizado tem para construir uma nova sociedade em que os direitos que por muito tempo estiveram presentes apenas na constituição passem a fazer parte do cotidiano.

Qual a saída para a atual conjuntura?

Em um cenário em que o desemprego chega a 14,7 milhões de pessoas, o número de pessoas que vivem na miséria cresce diariamente. A Unidade Popular pelo Socialismo entende que a saída não pode ser esperar até 2022 e vencer esse governo da fome e dos retrocessos somente nas eleições, pois se a força dos partidos e movimentos sociais estiverem direcionadas a isso, estarão lançando milhares de brasileiros e brasileiras à sua própria sorte e dando espaço para uma destruição ainda maior do país. Por isso, a UP entende que a saída para a atual conjuntura é derrubar o Governo Bolsonaro agora e para isso se posiciona lado a lado com o povo, pois a experiência histórica mostra a capacidade que a população tem de desestruturar coisas já pré-estabelecidas, como exemplo possuem a referência na derrubada da Ditadura Militar que Bolsonaro tanto se espelha e acreditam que se o povo derrubar o governo dos militares, derrubaram novamente esse governo que rouba nossos sonhos e mata nosso povo.

Foto: Encontro da UP em Lafaiete

Porém, a UP acredita que o caminho para derrubar esse governo não pode ser o da conciliação, a unidade deve ser com aqueles que possuem um projeto popular de sociedade e não com aqueles que votaram a favor da reforma da previdência, da reforma trabalhista, que retiraram recursos da saúde e da educação. Ou seja, a unidade para derrubar Bolsonaro não deve ser com partidos de direita, pois estes possuem acordo com o projeto de sociedade defendido pelo atual governo, a unidade deve ser com o povo pobre, uma unidade em que o objetivo não seja apenas de derrubar Bolsonaro, mas também de construir uma nova sociedade na qual deixem de existir a exploração e opressão capitalista e se crie espaços para a solidariedade, dignidade e felicidade do socialismo.

Quais devem ser as próximas ações?

A Unidade Popular pelo Socialismo entende que atualmente as lutas no Brasil não devem se tratar de eleger um presidente, mas sim de construir um país diferente. Para isso é necessário um aprofundamento do diálogo com a população nas cidades, já foram realizadas algumas atividades com esse objetivo como a venda do jornal A Verdade na praça da rodoviária e no terminal e também a panfletagem pelo centro da cidade, porém muito ainda há o que fazer para que seja cumprido a tarefa histórica para o partido que é derrubar Bolsonaro e salvar o Brasil. Nesse sentido, a UP convida você para se somar nessa luta, pois “Se o Presente é de luta, o futuro nos pertence”!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade