A nova parcela do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vai poder ser sacada pelos trabalhadores que aderiram à modalidade saque-aniversário. A Caixa Econômica Federal está liberando o dinheiro para quem nasceu em novembro. Você terá até janeiro de 2022 para retirar o valor.
O banco informou que mais de 13 milhões de pessoas já optaram pelo saque-aniversário do FGTS. A nova rodada de saques começou no dia 1° e vai até 30 de novembro.
Para receber ainda este ano, o cotista deve fazer a adesão até o último dia do mês de seu nascimento. Desta forma, quem nasceu em novembro pode aderir até o dia 30 de novembro.
O trabalhador não é obrigado a aderir ao saque-aniversário, no entanto, quando ele decide optar pela modalidade, deve informar a Caixa. Basta baixar o aplicativo do FGTS ou acessar o site fgts.caixa.gov.br , clicando em “Meu FGTS”, e em seguida na aba “Saque-Aniversário”. Você vai precisar concordar com os termos dispostos e condições, depois clique em “Aderir ao saque aniversário”.
Para saber qual o valor que fica disponível para saque do FGTS, acesse o site da Caixa ou aplicativo FGTS. Para isso, basta informar o número do seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e cadastrar senha.
A desvantagem para quem adere ao saque-aniversário é não poder sacar todo o saldo do FGTS, mas a diminuição do saldo, ano a ano, também pode atrapalhar outros objetivos, como a compra da casa própria usando esse valor.
O trabalhador que aderir a modalidade, ao ser demitido sem justa causa, não poderá sacar todo o saldo da conta. Podendo retirar apenas a multa rescisória de 40%.
Outra desvantagem, para voltar ao saque-rescisão é necessário esperar no mínimo 2 anos.
Quem escolher o saque-aniversário continuará tendo direito de:
- Sacar os 40% da multa rescisória – em caso de demissão;
- Saques emergenciais e de calamidade pública;
- Doenças graves;
- Aposentadoria.
Saque-aniversário pode ser utilizado como garantia para empréstimo
Neste caso, o trabalhador poderá antecipar até três dessas parcelas por meio de uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal. Para esse empréstimo, é cobrado 0,99% de juros ao mês.