A Caixa Econômica Federal informou que cerca de R$ 22 bilhões em cotas PIS/Pasep ainda estão disponíveis para saque pelos trabalhadores de direito. Os recursos são destinados aos cidadãos brasileiros que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988.
Porém, é fundamental que os trabalhadores se atentem para o prazo definido para o saque do dinheiro. Segundo estatal, a grana extra pode ser retirada pelo titular ou herdeiro (em caso de falecimento do trabalhador) até o dia 31 de maio de 2025. Se não houver o saque, a referida quantia passa a fazer parte definitiva da União.
As retiradas se aplicam tanto para quem trabalhou na iniciativa privada como no caso de servidores das esferas públicas.
Como fazer o saque das cotas do PIS/Pasep?
O saque das cotas do PIS/Pasep varia de acordo com o saldo liberado. No caso de resgates de até R$ 3 mil, é possível resgatar o valor utilizando o cartão cidadão mais senha em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou unidades lotéricas.
No caso de saque acima desse valor, o consumidor deve ir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal munido de documento de identificação oficial com foto. Lembrando que essa também é uma opção para aqueles que não possuem conta vinculada com a estatal.
No caso de morte do titular, o saque pode ser realizado por herdeiros. No entanto, é necessário apresentar a documentação que comprove o vínculo com o trabalhador falecido, como Certidão de Óbito ou Inventário.