20 de abril de 2024 09:15

Covid: internações, casos e mortes caem drasticamente e Lafaiete sonha com volta à normalidade

Com quase 90% da população vacinada ao menos com a primeira dose no município, a queda de mortes por covid em Lafaiete outubro chegou a 20%, comparado ao mês anterior. A redução de casos foi de 70% em relação a setembro. O cenário é o melhor do ano e só fica atrás dos três primeiros meses da pandemia em 2020.

Ontem (15), a Secretaria Municipal de Saúde, através do boletim epidemiólogico diário, não confirmou novos casos nas últimas 24 horas como também não há nenhum paciente internado na UTI do Maternidades.

Segundo os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) foram 150 casos registrados de Covid e apenas um óbito em outubro, contra 5 (óbitos) e 500 (casos) do mês de setembro. A queda nas mortes em função da doença segue por seis meses consecutivos (maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro) e a redução de casos positivos também é visível, contabilizando quatro meses seguidos de diminuição.

Para os especialistas o motivo para redução dos casos e mortes por meses consecutivos é o aumento da vacinação na população, que imunizada reduz os casos graves e mortes, além de diminuir também a transmissão do vírus. O resultado reflete na queda da ocupação de leitos e número de internados.

Apesar do cenário positivo, é preciso advertir para a necessidade de ter precauções em relação a doença e manutenção de toda a precaução. Isso porque há notícias do recrudescimento em vários países da Europa.

Ponto de atenção

Mesmo com o arrefecimento da situação neste momento, outros dados chamam a atenção. No início deste ano, houve um recrudescimento da doença e Lafaiete teve seu recorde de casos confirmados em março, totalizando 2.656 positivados em um único mês, número superior ao total de confirmados entre abril e dezembro de 2020. Nesse intervalo, 2.576 pessoas testaram positivo para a doença. O resultado foi que, em abril, a cidade assistiu a maior mortalidade por covid-19, chorando pela vida de 69 pessoas, mais que duas mortes diárias, em média.

Como se proteger?

Embora gestores de importantes cidades brasileiras venham sinalizando para a desobrigação do uso da máscara, essa é a medida mais efetiva e importante para combater a covid-19 no momento de retomada das atividades.

É preciso ter atenção ao equipamento de segurança principalmente no transporte público e em ambientes fechados com grupos maiores de pessoas. Nos escritórios, fábricas, estabelecimentos e outros locais de alta circulação, o uso é essencial.

“Ainda que a gente esteja vendo essa redução da transmissão, não é um sucesso garantido para orientar o abandono do uso da máscara. É uma ferramenta de barreira que é simples e barata”, afirmam especialistas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade