23 de abril de 2024 16:44

Auxílio Brasil: Inscritos no CadÚnico serão selecionados todo mês

O CadÚnico, principal ferramenta do governo para adicionar as famílias de baixa renda em programas sociais, deve dar acesso dela ao Auxílio Brasil. O programa social deve iniciar o pagamento da primeira parcela no dia 17. Todos os meses, o Ministério da Cidadania vai selecionar novos beneficiários para o programa, desde que os dados estejam atualizados.

Auxílio Brasil: Inscritos no CadÚnico serão selecionados todo mês

Apesar de ser um pré-requisito para o Auxílio Brasil, a inscrição no CadÚnico não significa uma garantia de que a família receberá o programa. Apenas significa que ela está incluída em uma lista de reserva do programa, que vai aumentar à medida que o governo tenha recursos no Orçamento.

Ademais, os escolhidos do Auxílio Brasil devem todos os meses receber uma comunicação do Ministério da Cidadania. As atualizações de informações do CadÚnico devem ocorrer a cada 2 anos, mesmo que não ocorra mudança de dados.

Isso se aplica em situações como o novo endereço; aumento ou diminuição de renda; alteração de escola de filhos crianças ou adolescentes. Além disso, é regra notificar as mudanças nos documentos do responsável pelo domicílio; nascimentos, mortes, chegada e saída de pessoas no domicílio.

Todos os anos, o governo convoca as famílias com os dados desatualizados a mudar os cadastros. As prefeituras, que possuem autonomia para operar o cadastro, também podem fazer a convocação. A chamada acontece por cartas, telefonemas ou mensagens em extratos bancários. Através do aplicativo Meu CadÚnico, o cidadão pode acessar seus dados, acompanhar a situação do cadastro e imprimir comprovantes.

A atualização deve ser realizada presencialmente, em um Cras ou em postos de atendimento do CadÚnico. Entretanto, alguns municípios ofertam meios eletrônicos para a atualização dos dados. Os endereços dos Cras em cada município estão no site do Ministério da Cidadania. Por fim, as famílias que não atualizem as informações por mais de 4 anos serão excluídas do cadastro.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade