26 de abril de 2024 17:08

Personalidade folclórica é velada em seu próprio bar e região se despede de “Gato de Joaquim Tassu”

Foi sepultado ontem (23), em clima de comoção, em Piranga (MG), Antônio Carlos Vidigal, conhecido como “Gato de Joaquim Tassu”, uma das figuras mais folclóricas da cidade.

Ele era comerciante e mantinha há décadas, o famoso “Bar do Gato”, espaço de encontro de gerações de piranguenses e visitantes que transformou o local em uma confraria que se tornou um bloco carnavalesco ” Confraria Bar do Gato”.

Bloco Confraria Bar do Gato no carnaval de Piranga

Gato nasceu na Fazenda Tassu em Porto Firme, município vizinho de Piranga. Ele era fazendeiro, foi atleta do Nacional Esporte Clube e na política era um velho amigo do atual prefeito de Betim Mediolli.

Gato sabia cativar os visitantes que passavam pelo seu Bar com brincadeiras e muita prosa sobre a vida dos personagens piranguenses com passagem marcantes pela politica, futebol e carnaval.

Os seus principais clientes e amigos, maioria nativos piranguenses criaram umas das confrarias de buteco mais sólidas da região. Uma das curiosidades do “Bar do Gato” é somente ele abria o estabelecimento aos finas de semana no final tarde e não tinha hora p fechar.

Já no período de festas( Carnaval, Festa do Piranguense), ele abria as portas pois sabia que além dos seus clientes amigos da confraria, receberia visitantes de várias cidades do Brasil e até do exterior que eram trazidos pela Confraria Bar do Gato.

Segundo relatos o Bar do Gato é passível de um livro de memória pelos diversos acontecimentos bucólicos e lúdicos que aconteceram naquele espaço que virou familiar de muita de prosa e degustação de boa cachaça e um variado menu gastronômico de fazer inveja a qualquer mestre de cozinha.

“O falecimento do Gato trouxe uma profunda tristeza a Confraria. Ele nos deixou mas, ao mesmo tempos nos conformamos e alegramos por ter conhecido, convivido e compartilhado a nossa amizade com essa figura enigmática, brincalhona e que gostava da farra com os amigos. Gato de Joaquim Tassu, como conhecido em toda região era só alegria. Hoje, o céu vai dar uma festa sem os mortais da confraria que estarão aqui na terra, comemorando sua partida e seu legado”. ( pseudônimo Gato Man).

Gato era zagueiro do NEC

Gato tinha 72 anos e estava internado em BH depois de ter sofrido um AVC. Nosso sentimento a toda família do Gato.Ele foi velado no próprio bar que ele criou.
.

Velório foi velado no Bar do Gato.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade