O Auxílio Brasil realiza neste mês de novembro o pagamento de sua primeira parcela. O programa de transferência de renda que atende milhões de famílias em situação de vulnerabilidade entrou no lugar do Bolsa Família, extinto pelo governo federal.
Com a mudança, muitos brasileiros ficaram em dúvidas sobre como consultar seu benefício. De acordo com o Ministério da Cidadania, essa consulta ficará disponível a partir dos próximos dias.
A previsão é que as informações sejam colocadas no ar até o fim desde mês, por meio de dois canais. Além da antiga plataforma do Bolsa Família, que será atualizada, o segurado poderá saber mais sobre seu benefício entrando em contato pela Central de Relacionamento da pasta (telefone 121).
Consulta pelo aplicativo
Muitas mudanças são esperadas para o Auxílio Brasil, sendo uma delas é a atualização do aplicativo do Bolsa Família. O governo também anunciou a inclusão de cerca de 2,4 milhões de famílias no programa durante os próximos meses.
Quem já acessa a antiga plataforma usando o CPF e a senha cadastrada em outros aplicativos da Caixa, poderá continuar fazendo a mesma coisa. Já quem não se registrou precisa baixar a ferramenta e apertar em “É novo por aqui? Cadastre-se”, e seguir as instruções na tela.
Também há usuários que estão registrados, mas não têm uma senha. Nesse caso, basta clicar em “Recuperar senha” na hora de fazer o login.
Após esse processo, o beneficiário terá acesso a informações como valor do benefício, calendário de pagamentos e extrato das transferências dos últimos 12 meses. No próprio app, também é possível tirar dúvidas e encontrar dicas sobre o programa social.