19 de abril de 2024 17:23

Perdeu o emprego? Conheça benefícios do governo que ajudam na renda

Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de desempregados no Brasil chegou a 13,2% no terceiro trimestre deste ano. Isso equivale a 13,7 milhões de trabalhadores. O cenário é desanimador para quem tenta a todo custo achar uma fonte de renda para pagar as contas.

Durante essa fase difícil, quem não possui um trabalho pode recorrer a alguns benefícios liberados pelo governo federal. Eles podem ajudar os cidadãos a se manter financeiramente até o momento que surgir uma nova oportunidade. Conheça alguns deles abaixo!

Benefícios do governo para quem está desempregado

Para quem perdeu o emprego sem justa causa

  • Seguro desemprego: é um dos benefícios oferecidos pela Seguridade Social, cuja finalidade é garantir a assistência financeira momentânea ao trabalhador que foi demitido sem justa causa.
  • Saque do FGTS: trabalhadores demitidos sem justa causa há pelo menos três anos podem sacar integralmente o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para quem está desempregado e possui baixos rendimentos

  • Auxílio Brasil: o programa substituto do Bolsa Família é voltado para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Para se inscrever, é preciso cumprir os critérios de renda para quem está enquadrado na situação de pobreza ou extrema pobreza.
  • Tarifa Social de Energia Elétrica: oferece desconto na conta de luz para famílias de baixa renda. Podem solicitar a redução quem é inscrito no CadÚnico ou faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
  • Vale Gás: o projeto de lei recém-aprovado tem como missão ajudar famílias carentes a comprar um botijão de gás. O valor do benefício será de, no mínimo, até 50% do preço médio do botijão de gás.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade