Os motoristas de todo o Brasil com multas de trânsito ainda sem pagamento, podem ter a chance de pagar o valor com descontos. Em suma, o Governo Federal começou a notificar os condutores que têm multas de trânsito com o prazo de pagamento ainda em aberto. A iniciativa compõe o Notifica GOV.BR, novo serviço em teste da plataforma GOV.BR.
O projeto vai ser para os condutores que ainda não aderiram ao Sistema Eletrônico de Notificações (SNE), disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal de serviços da Senatran. Em suma, caso o condutor não recorra da multa que recebeu, poderá ganhar até 40% de desconto sobre o valor da multa a ser paga.
Em suma, o serviço vale para todas as infrações aplicadas, independente se foram realizadas no município, nos estados ou na União. O condutor que já tiver multa vencida não pode participar. Na última semana, 40 mil motoristas receberam, por meio do app GOV.BR, e-mail ou SMS no celular, orientações sobre como pagar o débito e acessar o desconto.
De acordo com o secretário nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro, “Ganha o cidadão, que pode pagar a infração com preço reduzido; e ganham os órgãos de trânsito, que terão uma redução nos custos com a remessa postal, e sem processo administrativo se arrastando”.
Ademais, o novo serviço enviará mensagens para informar, alertar, ajudar e antecipar problemas em sua relação com o governo em várias áreas, como saúde, educação e trânsito, entre outras. As comunicações aos usuários dos serviços públicos serão realizadas pela caixa postal do aplicativo GOV.BR, SMS e e-mail.