29 de março de 2024 04:30

Pioneirismo: grupo reflexivo para homens autores de violência doméstica comemora 1 mês

Ontem (6), dia Nacional de mobilização dos homens pela eliminação da violência contra mulher o grupo reflexivo dialogar para homens autores de violência doméstica e familiar completa 1 (um) mês de atividade, em Lafaiete (MG),

Em primeiro momento os encontros de preparação para a criação do grupo reflexivo, tiveram a participação de toda a rede contra a violência doméstica, sendo a 1ª Vara Criminal De Violência Doméstica Da Comarca De Conselheiro Lafaiete, a Promotoria, o gabinete da vereadora Damires Rinarlly, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, a  Secretaria De Desenvolvimento Social, a Delegacia Especializada De Atendimento À Mulher, A Patrulha De Prevenção A Violência Doméstica, a Associação ´´ Os padres do Trabalho´´, e representantes da sociedade civil.

Em um segundo módulo o curso contou apenas com a presença dos profissionais que dariam sequência ao grupo de reflexão juntamente com os agressores.

O objetivo principal do grupo é conscientizar os homens autores de violência doméstica e familiar contra mulheres, afim de evitar a reincidência desses crimes e reduzir os índices de violência em nossa cidade.

Do ponto de vista legal, o grupo permitirá a aplicação das medidas protetivas previstas no art. 22, VI e VII da Lei 11.340 da Lei Maria da Penha, a fim de reeducar e recuperar os agressores.

Em um levantamento amostral realizado pela Vara Central de Violência Doméstica na cidade de Barra Funda (SP), revela que a taxa de reincidência caiu de 75% para 6% entre os homens que passam pelo trabalho de reflexão e em Cianorte (Paraná), por exemplo, foram realizados 24 grupos com a participação de 598 homens, ocorrendo apenas quatro casos de reincidência.

A partir de agora o grupo realizará suas atividades semanalmente, aos sábados, sendo que cada homem comparecerá a 16 encontros, conforme determinação judicial.

A iniciativa é uma parceria entre o Tribunal de Justiça, a FDCL, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Associação ´´ Os padres do Trabalho´´.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade