28 de março de 2024 18:06

Veja quando cai a segunda parcela do 13º e como calcular o valor

A primeira parcela do 13º salário mal caiu na conta e os trabalhadores já estão esperando para receber a segunda. Em tese, o primeiro pagamento ocorreu até o dia 30 de novembro. Agora, a outra metade deve sair, no máximo, até 20 de dezembro. Além disso, se o salário do trabalhador tiver sido reajustado depois do pagamento da primeira parcela, ele deve receber a diferença junto com a segunda. Então, para saber mais, confira a seguir.

Assim, segundo a lei, a empresa não precisa pagar as parcelas para todos os funcionários ao mesmo tempo. Por outro lado, o cálculo do valor deve considerar o salário e também verbas de natureza salarial, como horas extras, comissões e adicionais. Esses valores são acrescidos proporcionalmente nas parcelas do 13º. No entanto, auxílio-transporte, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche e participação nos lucros não fazem parte do cálculo.

Importante mencionar que, caso o funcionário receba apenas o salário, o valor do 13º salário será igual ao salário de dezembro. Já se o colaborador trabalhou menos de 15 dias no mês em que entrou na empresa, este mês não conta para o cálculo do 13º salário. Lembrando que, na primeira parcela, o funcionário recebe metade do salário normal, caso tenha trabalhado o ano inteiro. Se trabalhou alguns meses, o valor é proporcional.

Por fim, os aposentados e pensionistas do INSS já receberam as duas parcelas do 13º salário de 2021. Neste ano, o Governo Federal antecipou novamente o pagamento do benefício devido à pandemia da covid-19. Por isso, os cerca de 31 milhões de segurados já receberam o dinheiro.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade