29 de março de 2024 01:53

Pagamentos retroativos do Auxílio Emergencial ainda em 2021; veja quem recebe

Em outubro, o Governo Federal encerrou oficialmente os pagamentos do Auxílio Emergencial. No entanto, novos pagamentos do programa ainda serão efetuados este ano.

As cotas extras serão repassadas as pessoas que contestaram os bloqueios do recebimento durante os pagamentos do benefício. Neste sentido, aqueles que tiveram o requerimento aprovado serão beneficiados.

Segundo informações do Ministério da Cidadania, cerca de 20 mil pessoas fizeram a contestação, porém, apenas 11,2 mil pessoas receberam um parecer favorável do Governo Federal.

Todavia, vale ressaltar que essas são as últimas análises de concessões do programa, uma vez que não há mais pagamentos extras previstos. Com relação as outras pessoas que requereram o benefício, mas não foram aprovadas, não serão mais atendidos pelo Governo Federal pelo Auxílio Emergencial.

Valor das cotas extras

No que se refere o valor dos novos pagamentos, será relativo. Isso porque, o benefício sofreu alguns reajustes durante os anos de 2020 e 2021, ou seja, a quantia repassada será proporcional ao valor do abono no período em que foi bloqueado indevidamente.

Contudo, cabe salientar que os novos pagamentos não devem ser caracterizados como uma prorrogação do programa, uma vez que serão repassados de forma retroativa. Embora haja uma possibilidade de renovação do Auxílio Emergencial, este não é o caso.

Auxílio Brasil concede abono de até R$ 1.000

O novo programa de transferência de renda do Governo Federal passou a realizar os seus pagamentos em novembro. Atualmente, o Auxílio Brasil já está liberando a sua segunda mensalidades para as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Os beneficiários podem receber até nove benefícios caso sem encaixem nos critérios de cada um. Vale ressaltar que dois abonos em especial liberam uma quantia de até R$ 1.000 a família contemplada. Esses são o Auxílio Esporte Escolar e o Bolsa Científica. Confira mais sobre eles a seguir.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade