28 de abril de 2024 13:22

Abono salarial tem data de vencimento! Não perca seu benefício! Confira

Muitos brasileiros arriscam perder a possibilidade de sacar o PIS/PASEP por não estarem atentos aos prazos estabelecidos pelo governo federal. Tradicionalmente, a janela de saque começa em fevereiro e se encerra em agosto, com uma extensão até dezembro para aqueles que não conseguiram resgatar o benefício dentro do tempo regular.

O não cumprimento deste prazo pode resultar na perda do direito ao benefício, revertido para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Por isso, é vital que os trabalhadores estejam atentos às datas e verifiquem se estão elegíveis para receber o benefício.

O que é o abono salarial?

Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são contribuições sociais criadas pelo governo federal. Departamento para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores do setor público e privado.

Qual a data para sacara o Abono salarial?

  • Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
  • Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
  • Nascidos em março: a partir de 15 de abril
  • Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
  • Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
  • Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
  • Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
  • Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
  • Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
  • Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
  • Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
  • Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto

Quem tem direito ao benefício?

Para serem elegíveis ao abono do PIS em 2024, os trabalhadores e servidores devem atender aos seguintes critérios:

  1. Ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, durante o ano de 2022.
  2. Estar inscrito no PIS (Programa de Integração Social) ou Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) há pelo menos cinco anos.
  3. Ter atuado com carteira assinada por no mínimo 30 dias ao longo de 2022.
  4. Ter seus dados devidamente informados pelo empregador ao governo.

Como sacar o PIS/PASEP?

Para poder sacar o benefício, os trabalhadores devem se dirigir aos bancos correspondentes. Trabalhadores do setor privado devem procurar a Caixa Econômica Federal, onde o saque pode ser feito tanto em agências físicas quanto em caixas eletrônicos e casas lotéricas. Os correntistas do banco também têm a possibilidade de receber o abono diretamente em sua conta.

Para os funcionários públicos, o saque do PASEP pode ser feito no Banco do Brasil, seja nas agências ou nos caixas eletrônicos. Quem tem conta no banco pode ter o valor transferido automaticamente para sua conta, e aqueles que não são correntistas podem fazer a transferência pelo App BB PASEP.

Consequências de perder o prazo

Se o trabalhador não sacar o PIS/PASEP dentro do prazo estabelecido, deverá aguardar até o ano seguinte para poder receber o benefício, de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Caso o trabalhador não faça o saque por um período de cinco anos, o recurso volta para o FAT, e o trabalhador perde a possibilidade de sacar a quantia.

Por isso, é de vital importância que os trabalhadores estejam atentos aos prazos e façam o saque do benefício enquanto ainda estão no prazo.

FONTE MONITOR DO MERCADO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade