26 de abril de 2024 13:47

AMALPA Adquire Equipamento Topográfico de Última Geração para Atender os Municípios da Região

A AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba através do Presidente e Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio e do Secretário Executivo Claudionei Nunes visando aperfeiçoar os serviços e trazer mais benefícios aos municípios filiados adquiriu um novo equipamento para a topografia.

Trata-se de um receptor GNSS A90, trazendo projetos compactos e mais produtivos, com rastreio simultâneo de satélites coletando os dados automaticamente durante o levantamento, com precisão de milímetros. Faz o trabalho de levantamentos tanto para georreferenciamento quanto para trabalhos do dia a dia. Além disso, faz também locação de pontos fazendo o trabalho de estação total, com levantamentos de pequenas e grandes propriedades, sendo que o tempo é muito mais rápido levando segundos para gravar os pontos e o equipamento ainda acompanha um programa de pós processamento de dados. É um modelo de última geração, trabalhando com o sistema NTRIP, que utilizando um chip com internet no aparelho, tem a correção automática do satélite em tempo real.

Os serviços de georreferenciamento são obrigatórios tanto para imóveis e terrenos estabelecidos em zona urbana, quanto aqueles em zona rural. De forma geral, os serviços de georreferenciamento visam atender à legislação federal, estadual e municipal, identificando as coordenadas geográficas do imóvel, com a localização espacial precisa, sua área e o seu formato. Essas informações são necessárias para a regularização ou o licenciamento de um imóvel urbano ou rural, sendo que, no caso de imóveis rurais, existe ainda a exigência de certificação pelo INCRA.

Esse equipamento atenderá de forma rápida e precisa tanto na questão de Regularização Fundiária, quanto na Regularização Ambiental. Reiteramos que a associação além de contribuir com prestação de serviços, se faz fundamental para a contribuição do desenvolvimento econômico da região, sempre participando e engajando as mobilizações estaduais e nacionais que beneficiam a Microrregião, levando ferramentas para auxiliar no desenvolvimento econômico e social das cidades.

FOTO CAPA ILUSTRATIVA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade