O vale-gás contempla no mínimo 50% do valor do botijão de cozinha. Atualmente, ele custa, em média, R$ 102,48. Portanto, cada família cadastrada no CadÚnico receberá a cada bimestre o valor aproximado de R$ 51,24 para o custeio do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) de 13 quilos.
pagamento do novo auxílio será feito pela Caixa Econômica Federal ou por instituições financeiras contratadas. O Ministério da Cidadania deve estabelecer um calendário e regras para saque do vale, que depende da aprovação do projeto de lei que abre créditos especiais para o pagamento do programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PLN 42/2021).
Não será necessário à pessoa que recebeu o benefício comprovar que gastou o dinheiro com a compra do botijão de gás.
Vale-gás: “Gás dos Brasileiros”
O projeto de criação do vale-gás para famílias de baixa renda é de autoria do deputado Carlos Zaratini (PT-SP). O programa “Gás dos Brasileiros” foi sancionado no dia 22 de novembro de 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro e tem validade de 5 anos.
O novo auxílio terá início em um momento crítico para a maioria dos brasileiros que precisam de gás de cozinha. Conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o GLP é o item com maior inflação no grupo habitação que, em novembro, teve a 18ª alta consecutiva, acumulando de junho do ano passado até novembro deste ano 51,05% de aumento.
Quando o vale-gás começa a ser pago?
A princípio, o pagamento do vale-gás começaria em 10 dezembro às famílias já cadastradas no CadÚnico e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Porém, o Ministério da Cidadania ainda não tem uma data precisa, apenas indicou que será efetuado ainda em dezembro, pois depende da aprovação da PLN 42/2021.
Como se inscrever para receber o vale-gás?
Não é necessário se inscrever para receber o vale-gás. Assim como o Auxílio Brasil (novo programa social do Governo Federal, criado para substituir o Bolsa Família), ele será pago a famílias que já estão cadastradas no CadÚnico e no BPC por meio da Caixa Econômica Federal.
A preferência de pagamento será para mulheres responsáveis pela família e àquelas vítimas de violência doméstica.
Como se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico)?
Cada cidade tem um setor responsável pelo Cadastro Único, em algumas o cadastramento é feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde o responsável familiar deve se inscrever.
Veja neste link se você tem direito ao CadÚnico e como se cadastrar nele.