28 de março de 2024 11:31

‘Caixa preta da Terra’ pretende registrar momentos finais do planeta

Todos os voos comerciais têm seus dados armazenados. Cada puxão no manche e cada ajuste do acelerador são devidamente registrados por um pequeno dispositivo de gravação escondido na cauda da aeronave. É a conhecida “caixa preta”, que as equipes de busca e resgate examinam para verificar os detalhes de qualquer incidente de aviação. Suas observações são um relato claro de como todo o voo se sucedeu.

No próximo ano, nosso planeta também deverá ter um desses gravadores de desastres. Chamado de Caixa Preta da Terra, o projeto tem como objetivo registrar meticulosamente cada passo rumo à morte de nosso planeta.

Caixa Preta da Terra vai registrar todos os passos rumo ao fim do planeta. Imagem: Earth’s Black Box

“A menos que transformemos dramaticamente nosso modo de vida, as mudanças climáticas e outros perigos causados ​​pelo homem farão com que nossa civilização desmorone”, diz o site da Caixa Preta da Terra.

Com o tamanho aproximado de um ônibus escolar, a abóbada movida a energia solar será envolta em aço de 7,5 centímetros de espessura projetado para resistir a catástrofes, assim como a caixa preta de um avião é construída para resistir a impactos. 

E da mesma maneira que uma caixa preta fica escondida na parte mais segura de um avião, a Caixa Preta da Terra será colocada no local mais seguro da Terra, que, na visão de seus cientistas, é a Tasmânia. Segundo reportagem da ABC News Australia, quando estiver online, a Caixa Preta da Terra estará cheia de discos rígidos gravando e armazenando informações relacionadas ao clima. 

Esse projeto, que é uma colaboração entre a Universidade da Tasmânia, uma empresa de comunicação chamada Clemenger BBDO e um coletivo de arte conhecido como Glue Society, está programado para começar a ser construído no início de 2022. 

Dados mais importantes da trajetória do planeta ficarão registrados na Caixa Preta da Terra

De acordo com os pesquisadores, o dispositivo irá coletar medições de temperatura, dados de acidificação do oceano, dados sobre o uso da terra, gastos militares, consumo de energia e crescimento da população humana.

Ele também coletará manchetes de notícias, postagens em mídias sociais e informações de conferências importantes sobre mudança climática entre chefes de estado. 

As imagens conceituais mostram uma estrutura angular nítida alinhada com painéis solares e situada em um afloramento rochoso em um deserto remoto. Seus ângulos severos sugerem algo sobrenatural que contrastará com a rocha desgastada da paisagem. 

Sua intenção é ser um observador silencioso, constantemente absorvendo informações, para “fornecer um relato imparcial dos eventos que levaram à morte do planeta, responsabilizar as gerações futuras e inspirar ações urgentes”, de acordo com seu site.

“A ideia é que se a Terra cair como resultado da mudança climática, o dispositivo de gravação indestrutível estará lá para quem sobrar aprender com isso”, disse Jim Curtis, diretor executivo de criação da Clemenger BBDO.

Embora sua utilidade para a humanidade pós-apocalíptica seja uma questão em aberto, seu valor no futuro imediato é mais facilmente avaliado. Segundo o site Live Science, apesar de a construção do projeto ainda não ter começado, seus algoritmos já estão trabalhando arduamente em um teste beta que pode ser observado no site.

Em todos os momentos, os dados contidos na Caixa Preta da Terra estarão disponíveis publicamente como uma cápsula do tempo de informações climáticas. 

Chega a nós em um momento em que o planeta está a caminho de enfrentar um aumento de 2,7ºC nas temperaturas globais em relação aos níveis pré-industriais. Os mantos de gelo estão se desestabilizando, a água doce está se tornando escassa e um número recorde de espécies está se extinguindo, de acordo com vários estudos.

Embora alguns possam enxergar o projeto como um monumento ao pessimismo climático, “a intenção clara dessa caixa preta não é simplesmente registrar nossa desgraça iminente, mas, em vez disso, ajudar a nos desviar dela”, dizem seus criadores. 

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade