24 de abril de 2024 06:09

‘Não há risco de rompimento, e não há vítimas’, afirma Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas, Tenente Pedro Aihara, informou que não houve o rompimento da barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na manhã deste sábado (8).

De acordo com Aihara, assim como a Defesa Civil Estadual e a Vallourec, empresa responsável pela estrutura, o sistema de drenagem transbordou ao não suportar o intenso volume das chuvas que caem na região na manhã de hoje e também nos últimos dias.

“A região foi afetada por uma forte chuva e há uma estrutura de água de chuvas, um dique. Ele fica bem próximo ao Miguelão e ao Alphaville. Ocorreu um transbordamento dessa estrutura, que, para padrões de mineração, é considerada pequena. A água acabou atingindo a BR-040, que permanece fechada nessas imediações”, detalhou.

“O maciço se encontra íntegro. Não há nenhum tipo de rompimento ou de problema estrutural. Não há nenhuma vítima fatal ou comunidade que esteja em risco neste momento que demande evacuação”, complementou o porta-voz.

Ainda segundo Aihara, um intenso monitoramento é feito, descartando uma situação de risco.

“Toda a estrutura do Corpo de Bombeiros já foi mobilizada para a região. Estamos realizando um monitoramento e contato direto com a Vallourec, mas não há situação de risco iminente no local. Isso é importante ser destacado”, contou.

“Recomendamos aos motoristas que evitem a região da 040 porque permanece fechada. O trânsito vai ficar bem prejudicado nas últimas horas. Não há previsão de liberação da via”, concluiu. (Itatiaia)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade