19 de abril de 2024 22:12

Tragédia em Capitólio: 7 mortes, 31 feridos e 3 desaparecidos

Um deslizamento de rochas no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas, atingiu uma lancha, matou 7 pessoas e deixou 31 hospitalizadas no início da tarde deste sábado (8/1). O rolamento das pedras ainda afetou outras três embarcações. Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas ainda estão desparecidas.

Inicialmente, os militares contabilizaram 20 desaparecimentos. O número foi atualizado por volta das 21h. “A gente fez uma força-tarefa integrada, que conseguiu contato com essas pessoas”, esclareceu o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas, tenente Pedro Aihara.

A corporação informou que foi acionada por volta do meio-dia por funcionários que trabalham nas proximidades da ponte do Turvo. Eles relataram aos agentes a ocorrência de uma cabeça d’água na região dos cânions, que teria provocado a que da rocha. As causas do acidente, contudo, ainda não foram elucidadas. 
Os bombeiros calculam que a pedra despencou de mais de cinco metros de altura. 

Mortos

Ainda de acordo com o Aihara, três mulheres e quatro homens perderam a vida. O grupo ocupava a lancha Jesus. Os corpos ainda não foram identificados, pois foram muito machucados pelo impacto das rochas. “A lancha, no momento em que houve o desprendimento, estava com dez pessoas. Dessas dez pessoas, sete são justamente os sete óbitos já confirmados e três são essas três pessoas desaparecidas”, explica o porta-voz dos bombeiros. “Todas as outras pessoas que estavam nas outras lanchas já foram resgatadas, as listas já foram cruzadas”, garante. 

Os cadáveres foram retirados do local e estão no Posto de Comando do Corpo de Bombeiros, onde passam por avaliação de peritos da Polícia Civil.

Feridos

Quatro embarcações foram afetadas pelo deslizamento – uma atingida pela pedra e outras três pela onda causada pelo impacto. Ao todo, segundo os bombeiros, 31 pessoas foram atendidas em Santas Casas de Piumhi, Passos e São José da Barra (municípios próximos ao local do acidente) e Capitólio. A corporação esclarece que nem todos os 31 atendidos tiveram ferimentos. “Uma pessoa relacionada a um acidente como esse pode ser atendida no sistema hospitalar sem necessariamente apresentar ferimento”, disse o tendente Aihara.

Resgate

Ao menos 40 militares foram mobilizados, entre bombeiros de Passos, que fica 74 km de Capitólio; Piumhi, a 23 km da localidade, além de membros da Marinha. As guarnições contam com mergulhadores, além de aparato técnico especializado, como o helicóptero Arcanjo 08, equipado com estrutura de evacuação aeromédica par transporte de vítimas em estado grave. 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade