28 de março de 2024 12:18

Morre “Vovó do Galo”, torcedora xodó do Atlético-MG, aos 101 anos; ela nasceu na região

Nascida em Rio Espera (MG) se tornou um personagem emblemática do Galo Mineiro

A torcedora Ana Cândida de Oliveira Marques, a “Vovó do Galo”, morreu aos 101 anos nesta quinta-feira (13). O comunicado foi feito pela família por meio das mídias sociais e causou comoção da torcida do Atlético-MG, que a “adotou” na campanha do título no Campeonato Brasileiro no ano passado.

Ela ficou famosa pela sua paixão pelo clube e por ir aos jogos do Galo no estádio do Mineirão. Lúcida, mas sempre acompanhada de um familiar, ela exibia faixas, aplaudia o time e também “cornetava” os jogadores quando achava que devia. Sempre que comparecia às partidas, era tietada com elogios e pedidos de fotos.

A história

Em 2020, ela foi homenageada por jornalistas, influenciadores, músicos, funcionários, dirigentes e conselheiros do time, ex-jogadores, atletas do futebol americano e do futebol feminino, familiares da Vovó, consulados no Brasil e no mundo e, claro, torcedores apaixonados. O ex-jogador Reinaldo, maior artilheiro da história do clube, fez questão de falar sobre a importância de Dona Ana. “São 100 anos de
paixão e história junto ao Galo, uma história muito bonita!”. Representando o time atual, Gabriel e Vitor deixaram o seu abraço, assim como Diego Tardelli, que reforçou as felicitações com o desejo de se reencontrarem em breve nos gramados de Minas. “A gente se vê nos estádios!”.

O neto de Dona Ana, Marcelo Marques, pode acompanhar de perto a reação da avó ao receber a homenagem. “Ela ficou em êxtase. Sempre que perguntamos qual o melhor presente que ela poderia ganhar, ela reponde que é o carinho que as pessoas demonstram por ela. Por isso essa iniciativa foi tão importante. Nossa família é toda atleticana por influência dela e do meu avô. Tenho o privilégio de conviver com esse amor incondicional que ela tem pelo Galo e, principalmente, com o seu exemplo vida”, destaca.

 SOBRE A VOVÓ DO GALO

Nascida e criada em Rio Espera, na Zona da Mata, Dona Ana Cândida de Oliveira Marques veio para Belo Horizonte em 1949, acompanhando o marido, João Marques de Oliveira, atleta amador e torcedor fanático. Ela já chegou na cidade como torcedora do Atlético, cujos jogos acompanhava de longe, pelo rádio e pelo jornal, ao lado do amado. Desde então, a presença nos estádios é constante, tendo presenciado momentos históricos do time, como o título da Libertadores, no Mineirão, e as viradas contra Flamengo e Corinthians, na Copa do Brasil.

Leia mais:

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade