×

Meteoro visto em Minas Gerais cruzou o céu a mais de 43 mil km/h

Um cálculo divulgado neste sábado (15) pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) revelou que o meteoro que atingiu a atmosfera da Terra e foi visto por moradores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais, na sexta (14), atingiu velocidade de 43,7 mil km/h.

O fenômeno foi relatado por moradores de várias cidades como Uberlândia, Patos de Minas e Nova Ponte. Algumas dessas pessoas afirmam que o rastro de luz veio seguido de um estrondo.

Segundo a Bramon, vídeos analisados pela rede revelam que a rocha espacial atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 38,6° em relação ao solo e que o brilho começou a uma altitude de 86,6 km sobre a zona rural de Uberlândia. Ainda de acordo com a Bramon, os cálculos mostram que meteoro percorreu 109,3 km em nove segundos e sumiu a 18,3 km de altitude entre os municípios Perdizes e Araxá.

Com relação aos relatos de que houve barulho de explosão e paredes e janelas tremendo, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros informou que isso indica que a rocha pode ter gerado meteoritos, fragmentos que resistem à passagem atmosférica e atingem o solo.

Por fim, a entidade afirma que agora está trabalhando os cálculos para determinar o tamanho do meteoro e também a área de dispersão dos possíveis meteoritos.

Outro meteoro

Apesar de impactante, o registro de sexta não foi o primeiro visto nas cidades, que ficam localizadas no Alto Paranaíba, nos últimos tempos. Isso porque, em maio de 2020, moradores da região também avistaram um grande brilho vindo do céu seguido de um grande estrondo. Na ocasião, o vento causado pelo deslocamento do objeto foi tão grande que algumas cidades registraram tremores de portas, janelas e telhados.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp