23 de abril de 2024 15:17

Promotoria cobra informações e relatórios sobre estabilidade e segurança da barragem da CSN

Diante do temor da população de que as intensas chuvas atingissem a barragem da Casa de Pedra, da CSN, em Congonhas (MG), até mesmo com evidências de vazamento perto da estrutura, o Promotor Vinícius Galvão, da Curadoria de Meio Ambiente, solicitou a Agencia Nacional de Mineração (ANM), a própria mineradora e Defesa Civil de Congonhas informações técnicas sobre a segurança do equipamento como também relatórios de vistorias que salvaguardem os moradores e proteção ao meio ambiente.

A Prefeitura de Congonhas respondeu ao ofício informando no dia 9 de janeiro esteve no local, juntamente com o Corpo de Bombeiros, onde ocorreu o deslizamento do talude na face volta ao Bairro Eldorado quando ouviram que as obras de reparação estão em curso. Os técnicos do Municípios levantaram dúvidas.

Já a ANM solicitou diversas informações a CSN como desbloqueio do acesso a mineração (correção dos taludes que escorregavam devido ao comprometimento do acesso a serviços de emergência); desobstrução das canaletas de drenagem e correção das erosões no maciço do dique e apresentação de um relatório completo e conclusivo, como também análises atuais da estabilidade todas as seções.

Por fim a ANM pediu intervenção para correção e estabilização da encosta em terreno natural acima da berma de enroncamento onde foi identificada uma trinca extensa.

Já a CSN garante que barragem é segura e é estável

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade