Exclusivamente no ano de 2022, a Caixa Econômica Federal liberará dois pagamentos de PIS/Pasep; isso porque o Governo Federal adiou o pagamento de referência do ano de 2020 também para esse ano.
O abono salarial do PIS/Pasep trata-se de um direito do trabalhador, concedido pelo Governo Federal, no qual anualmente os trabalhadores que preenchem os requisitos necessários podem sacar até um salário mínimo. Confira os requisitos a seguir:
- Ter tido uma remuneração máxima de até dois salários mínimos no ano-base;
- Possuir carteira de trabalho há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias seguidos no ano-base;
- Os dados do trabalhador devem constar na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Sendo assim, os trabalhadores que desempenharam alguma atividade formal de carteira assinada nos anos de 2020 e 2021 terão o direito de sacar o abono salarial PIS/PASEP em 2022. O pagamento terá o valor reajustado com base no novo salário mínimo.
A quantia é ajustada de acordo com o valor do salário mínimo do próximo ano, proporcional aos meses trabalhados durante o ano base.
A quem se destina o abono PIS/PASEP?
- Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de 2020;
- Ganhou até dois salários mínimos por mês;
- Está cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- É preciso que a empresa onde trabalhava tenha fornecido os dados corretamente ao governo.
Consulte seu benefício
Você pode consultar seu benefício nos canais oficiais das instituições pagadoras:
PIS (setor privado)
Trabalhadores de empresas privadas devem consultar seu benefício por meio do aplicativo Caixa Trabalhador ou pelo telefone de atendimento da Caixa (0800 726 0207).
PASEP (setor público)
Funcionários públicos podem consultar pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
FONTE SEU CREDITO DIGITAL