26 de abril de 2024 18:50

Prefeitura de Congonhas (MG) abre inscrição para cursos profissionalizantes para jovens

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica – CET, empresa especializada para ministrar cursos profissionalizantes, abre inscrições para o Processo Seletivo 001/2022 para o preenchimento de vagas destinadas a jovens do Município, com idade de 16 a 20 anos, atendendo ao Projeto Qualificação Profissional de Jovens Estudantes.

O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira de inscrição e sorteio público em caso de número de inscritos maior que o número de vagas disponibilizadas. A segunda fase é a de entrega de documentação para os candidatos selecionados. As inscrições podem ser realizadas por meio do link:

https://forms.gle/To1fSPsCSrYcRbdB9

que também estará disponível no portal e nas redes sociais da Prefeitura de Congonhas. O período de inscrição vai de 21 a 31 de janeiro de 2022. As inscrições também podem ser efetuadas presencialmente na Secretaria Municipal de Educação de Congonhas.

Os cursos oferecidos são: Soldagem, Eletricidade Industrial/Predial, Mecânica Industrial e Mecânica Automotiva – Motor Diesel. O candidato poderá se inscrever em até duas modalidades de curso, mas a matrícula é apenas em uma delas. Serão 80 vagas disponibilizadas com quatro turmas de 20 alunos. Serão destinadas 10% das vagas para portadores de deficiência.

O projeto foi elaborado para atender adolescentes e jovens com faixa etária entre 16 a 20 anos, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio ou que já o tenham concluído. O curso terá duração máxima de 03 meses e três semanas e será realizado de segunda a sexta feira, em dois turnos (tarde/noite), com 4 horas/aula por turno com aulas práticas e teóricas.

Para participar do programa, o jovem precisa ainda estar matriculado na rede pública de ensino de Congonhas, estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, ou ainda cursar ou já ter concluído a etapa 02 da Educação de Jovens e Adultos – EJA (ensino médio). As matrículas são, preferencialmente, para jovens pertencentes a famílias de baixa renda (renda per capita igual ou Inferior a um e meio salário mínimo).

Segundo a Gerente de Ensino Profissionalizante, Ensino Médio Superior e Arte na Escola da Semed, Lídia Cristina Gonçalves Ferreira, “o objetivo do projeto é proporcionar ao jovem uma aprendizagem ampla com qualificação para exercer habilidades necessárias ao exercício de uma profissão, destacando o desempenho das habilidades e competências pertinentes ao nível de domínio definido para o exercício profissional, visando à formação metódica dos jovens, que estão buscando adentrar-se no mercado de trabalho.”

A previsão de início das aulas é dia 14 de fevereiro e serão ministradas na sede do Centro de Educação Tecnológica, na rua R. Dom Pedro I, 35 – Centro.

Mais informações pelo telefone: 31 3731-9090, ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação de Congonhas, localizada à Rua Maria Dias, nº 74, Santa Mônica.

Por Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Arte: Gustavo Porfírio

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade