Medida busca verificar se o material minério presente no barro de barragens de rejeito
O Ministério Público vai analisar a lama que restou em Itabirito após a enchente causada pelas chuvas no início deste mês. Quando a água baixou, uma grande quantidade de barro permaneceu nas ruas, exigindo mobilização da prefeitura para limpeza e desobstrução das vias.
O responsável pela coleta do material foi o deputado estadual Alencar da Silveira Jr., que visitou a cidade junto de outros políticos. No dia 12 de janeiro, o deputado publicou em seu perfil nas redes sociais sobre a investigação que planejava fazer. O objetivo da análise é descobrir se a lama tem alguma relação com as barragens de rejeito da região.
A Rádio Real entrou em contato com o deputado Alencar para entender mais sobre o caso.
“Nós pegamos as amostras, pedimos, estamos pagando para fazer análise e vamos ver […] Se a gente descobrir que tem um excesso de minério e esse minério que chegou aí, com essa lama que chegou, chegou por causa de uma barragem de rejeito, nós vamos saber de onde que veio. E não é o prefeito de Itabirito que vai pagar esse prejuízo para os moradores, esse prejuízo grande para o comércio. Acho que a própria mineradora vai ter que entender isso. A análise tá sendo feita, nós pedimos na Assembleia Legislativa — já aprovada — uma audiência pública onde nós vamos levar todo o pessoal da mineradora. O Dr. Humberto vai me auxiliar e conduzir isso na Assembleia através do Ministério Público e a população vai saber”.
Ainda segundo Alencar, o objetivo é solucionar o problema da lama para que não aconteça novamente no futuro. Perguntado sobre a liberação de verba para a prefeitura de Itabirito, ele informou que a cidade iria receber R$2 milhões de reais para utilizar na área da saúde. Além disso, existe a possibilidade de que um valor ainda maior seja disponibilizado futuramente:
“O governo federal, o governo estadual, têm que liberar esse recurso para a prefeitura. E a prefeitura vai fazer o programa para as pessoas que foram afetadas e para reconstruir a cidade. Eu ainda não tenho o valor certo que vai para Itabirito, mas quero lembrar que a Assembleia de Minas devolveu mais de R$100 milhões de economia que foi feita pela Assembleia”.
Alencar também elogiou a prefeitura pelas iniciativas para auxiliar moradores e comerciantes afetados pela chuva.
FONTE REAL FM