1 de maio de 2024 22:43

INVERDADE! Não existe surto de COVID na UFSJ

A UFSJ divulgou uma nota informando que na Instituição não existe surto de covid como foi divulgado pela secretaria de saúde e esclarece a situação.
No dia 27 de janeiro de 2022, a Reitoria da UFSJ tomou conhecimento, pela mídia de São João del-Rei, da Nota Técnica 01/2022/SMS/Superintendência de Serviços e Programas em Saúde/Vigilância Sanitária que, em seus preâmbulos, considerando o relato da superintendente de Serviços e Programas em Saúde, situa a UFSJ, entre outras instituições, como foco de surto de covid-19.
Como a UFSJ não foi informada sobre essa situação em momento algum, a Reitoria entrou em contato com a responsável pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de São João del-Rei e foi informada que a citação era indevida, uma vez que se tratava de documento interno. Segundo a responsável, foi feita uma denúncia de que a UFSJ teria um surto, a qual não foi apurada por falta de servidores, motivo pelo qual a UFSJ também não foi informada.
Para esclarecimento: é considerado surto, pelas orientações do Ministério da Saúde, quando existem três ou mais casos confirmados no local e com relação entre os casos, ou seja, uma pessoa contaminando a outra no mesmo ambiente que coabitam e/ou trabalham, o que não foi constatado até o momento na UFSJ. Cabe ainda informar que a UFSJ tem um Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e uma Comissão de Apoio ao Retorno Gradual Presencial, que acompanham de perto o contexto pandêmico.


Na manhã desta sexta, 28, a Secretaria Municipal de Saúde de São del-Rei emitiu nota de esclarecimento que, em síntese, diz que as medidas detalhadas na Nota Técnica 01/2022/SMS não se aplicam especificamente aos demais estabelecimentos citados, públicos ou privados, os quais têm cumprido as orientações recomendadas e assim permanecem em atividade.
A UFSJ segue firme no acompanhamento da pandemia, tanto entre sua comunidade acadêmica quanto na sociedade, e se coloca à disposição no enfrentamento desta pandemia, bem como em receber apoio para garantir a vida das pessoas e de membros da sua comunidade acadêmica.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade