Trabalhador pode garantir um bom dinheiro neste início de ano usando seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança dos trabalhadores que atuam com carteira assinada. Um porcentagem do seu salário é depositada na conta vinculada a ele todos os meses, e esse valor pode ser retirado em caso de demissão sem justa causa ou em outras situações previstos por lei.
Mas essas não são as únicas maneiras de aproveitar o benefício. Existem uma forma de aumentar o valor do FGTS, e outra de antecipar seu resgate. Veja mais detalhes a seguir.
Revisão do FGTS
A revisão do FGTS é uma ação que pede a alteração na taxa adotada atualmente para corrigir o saldo das contas. O objetivo é evitar que ele perca valor por conta da inflação. Por isso, o ideal é a troca pelo INPC ou IPCA, índices que medem o aumento dos preços no país.
Quando o valor da revisão é de até 60 salários mínimos (cerca de R$ 72 mil), o processo pode aberto nos Juizados Especiais Federais (JEFs), sem precisar de advogado. Para valores acima de 60 salários mínimos, é necessária a contratação de um advogado.
O trabalhador pode consultar o valor de sua revisão na ferramenta LOIT FGTS, que é totalmente gratuita. Basta acessar o aplicativo Caixa FGTS para ter acesso aos extratos das suas contas e anexar os documentos na plataforma.
Antecipar o saque-aniversário
Agora se você precisa de dinheiro com rapidez, uma alternativa é antecipar o saque-aniversário. O serviço está disponível em diferentes bancos e costuma ter taxas de juros bastante atrativas. Algumas instituições antecipam até 12 anos de benefício.
O saque-aniversário possibilita ao trabalhador retirar uma porcentagem do saldo do seu FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário. Além dessa quantia, ele também tem direito a uma parcela adicional fixa.
Antes de mais nada, é preciso migrar para essa modalidade. O processo pode ser feito no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking Caixa ou nas agências do banco. Depois é só procurar um banco que disponibiliza a opção e escolher quantas parcelas deseja antecipar.
FONTE EDITAL CONCURSOS