29 de março de 2024 09:06

Digital Influencer percorre Caminhos de São Tiago em ação do Projeto Estadual Reviva

Ao longo de dez dias, o influencer e peregrino Antônio Júnior vai percorrer os Caminhos de São Tiago, uma das rotas turísticas mais completas do estado de Minas Gerais. A ação é promovida pelo Circuito Trilha dos Inconfidentes e o Programa Estadual Reviva,  que busca incentivar a retomada do turismo no estado. O projeto conta com o apoio institucional da Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais  e do Governo do Estado de Minas Gerais.

De 8 a 17 de fevereiro, o influencer digital Antônio Júnior – o peregrino, vai percorrer o Caminhos de São Tiago. Ao longo dos dez dias, o peregrino vai gravar uma websérie com seis capítulos. Ele irá explorar as exuberantes paisagens naturais e urbanas, saborear os pratos da cozinha mineira, visitar os monumentos e paisagens reconhecidos como patrimônio histórico, cultural e da humanidade ao longo de todo o trajeto, e desfrutar da nossa mineiridade.

O peregrino vai passar pelos municípios de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. As cidades fazem parte do Caminhos de São Tiago, rota lançada durante a pandemia, que recebe agora um investimento do Governo Estadual, através do Projeto Tô na Trilha, Tô em Minas, para promoção e divulgação do potencial turístico da região.

Desenvolver e alavancar uma das rotas mais completas do estado de Minas Gerais gera emprego, renda e promove desenvolvimento socioeconômico. De forma segura, o turismo no estado vem recuperando fôlego e provando a cada dia o porquê de ser um dos destinos mais acolhedores do mundo.

CAMINHOS DE SÃO TIAGO

Inspirado nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, o roteiro que parte do município de Ouro Branco com destino a São Tiago atrai turistas, fomenta o comércio local e valoriza a cultura e a história das cidades que abrange, sendo uma das rotas mais completas de Minas Gerais.

Assim como na Europa do século IX, os peregrinos que por aqui passavam ficaram conhecidos como tropeiros e Inconfidentes. O Brasil de 1700 chamou atenção de aventureiros que desejavam encontrar as riquezas que se escondiam na terra. Neste sentido, os “Caminhos de São Tiago” propõe levar os turistas para uma volta no tempo, que pode ser feita de diferentes formas: a pé, de bicicleta, a cavalo, veículo ou moto. Os trechos foram pensados para atender a diversidade de estratégias que o turista pode utilizar para fazer a rota.

Contemplando cerca de 250 quilômetros, o roteiro faz parte da parceria das Instâncias de Governança do Turismo no Estado, as IGRs: Trilha dos Inconfidentes e Villas e Fazendas de Minas, abrangendo mais de 500.000 pessoas no total. A sinalização dos trajetos conta com a instalação de 360 totens personalizados com a logo do projeto e setas indicativas, além de 90 placas em perímetro urbano. As belezas que perpassam as dez cidades estão sendo apreciadas por caminhantes, cavaleiros, ciclistas, motociclistas e motoristas em 4×4. 

Em ambientes que transbordam história e atratividade, turistas e população local têm a oportunidade de percorrer o Caminho dos Inconfidentes e dos Tropeiros, fomentando assim não só a economia da região, como também as culturas e tradições mineiras. Além disso, assim como no roteiro da Espanha, os desbravadores dos Caminhos de São Tiago recebem um passaporte que é retirado e carimbado nos municípios do percurso mediante doação de 1KG de qualquer alimento não perecível que são doados para entidades locais.

REVIVA TURISMO

O programa Reviva Turismo foi criado em maio de 2021 para impulsionar a retomada gradual e segura das atividades turísticas, com base em quatro eixos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais.

De acordo com o Governo Estadual, um dos principais objetivos do programa é resgatar o setor, um dos mais prejudicados pela crise em função da pandemia de covid-19, e estimular toda sua cadeia produtiva, que envolve oficialmente 15 segmentos econômicos, segundo critérios do Ministério do Turismo. A meta é que o Turismo gere 100 mil empregos até o final deste ano, colocando Minas entre os três principais destinos do país.

A Trilha dos Inconfidentes foi contemplada pelo Reviva Turismo em dois projetos: “Tô na Trilha, Tô em Minas” e “Tô na Trilha, Negócios”, projetos que irão promover e dar mais visibilidade às cidades do circuito, tendo como eixos de trabalho a biossegurança dos roteiros existentes, fortalecimento da estruturação turística das cidades, capacitação do pessoal que trabalha com turismo e marketing do destino Trilha dos Inconfidentes. Percorrendo as múltiplas potencialidades turísticas de Minas Gerais – paisagens naturais e urbanas exuberantes; a singular cozinha mineira; concentração de patrimônios históricos, culturais e da humanidade e toda a mineiridade representada pelo povo acolhedor de nossas cidades.

A estruturação do programa acontece em consonância com o plano Minas Consciente e com as tendências mundiais para o Turismo no atual cenário, que envolvem a busca por atividades ao ar livre e turismo de natureza, de aventura, rural, cultural e de experiências, tudo dentro dos protocolos de segurança exigidos pelo estado.

ANTÔNIO JÚNIOR

Antônio Júnior é peregrino! Aventureiro, corredor de montanha, escritor e palestrante, em sua trajetória já caminhou mais de 5.000km em mais de cinco países. Hoje, inspira e motiva pessoas a elevarem seu estado de consciência e performance mental através da simplicidade das caminhadas.

Pelo projeto Caminhos Peregrinos, Antônio Jr. mostra que a peregrinação é um poderoso instrumento e um verdadeiro divisor de águas para o autoconhecimento e a elevação da performance mental.

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Controladoria e MBA em Finanças, em suas palestras ele compartilha desafios e conquistas de uma trajetória de 20 anos liderando equipes e desenvolvendo projetos de realização pessoal, despertando a mudança.

***

Acompanhe pelas redes sociais:

No Instagram: @tonatrilha e @caminhosdesaotiagomg @visiteminasgerais

No Youtube: Tô na Trilha

No Facebook: facebook.com/tonatrilha.tur.br e  facebook.com/VisiteMinasGerais

Site: www.minasgerais.com.br

CONTATO

Gestor do Circuito| (32) 9 8888.8011 –Marcus Januário| [email protected]

Direção do Projeto Reviva| (32) 9 9976.9285 – Adriano Margotti| [email protected]

Caminhante e Influencer| (32) 9 9981.9800 – Antônio Júnior – o Peregrino| [email protected]

Assessoria de Imprensa| (32) 9 9994.1263 – Vanuza Resende| comunicaçã[email protected]

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade