27 de abril de 2024 16:23

CODAP capta recursos para Implantação do PROCON Regional e Ampliação do SIM Consorciado

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba, CODAP, recebeu 4 veículos 0 Km para a ampliação do seu Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-Codap) e também para a implantação do Programa Regional de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON Regional). Esses veículos fazem parte de um aporte financeiro, conseguido com a aprovação de dois projetos pelo Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual, FEPDC.

Esse aporte financeiro permitirá ao CODAP implantar uma Unidade Central do PROCON Regional em Conselheiro Lafaiete, duas Unidades descentralizadas em Congonhas e Ouro Preto e uma Unidade Local nos demais municípios consorciados, abrangendo uma população de aproximadamente 525 mil habitantes.

                              O Programa Regional de Proteção e Defesa do Consumidor-Codap intitulado PROCON Regional, integrará o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e atuará de forma articulada com o PROCON-MG e demais órgãos de defesa do consumidor.

                              O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado pelo CODAP de forma consorciada, também recebeu recursos financeiros para ampliar o serviço prestado aos municípios.

                              O SIM-CODAP tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios de origem animal como carnes, ovos, mel, leite e seus derivados produzidos na região. O SIM-CODAP certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico-sanitária. Ao mesmo tempo, incentiva os produtores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, dando acesso ao mercado formal e institucional, além de ampliar o número de empregos na região.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade