23 de abril de 2024 16:14

Gerdau revela artistas e esculturas de aço que serão instaladas em cidades mineiras, incluindo Conselheiro Lafaiete

As obras selecionadas por meio de edital cultural serão instaladas em espaços públicos em 2022

Conselheiro Lafaiete receberá a obra “Da terra brotam coisas”, dos artistas mineiros Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferreira. A ação é resultado do edital de incentivo à cultura mineira – Arte em Aço Gerdau, que selecionou trabalhos de sete artistas do estado. As peças serão instaladas, em 2022, em espaços públicos como museus, centros culturais, praças ou parques de nove cidades mineiras. Além de Conselheiro Lafaiete, estão Belo Horizonte, Barão de Cocais, Congonhas, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias.

A obra tem como referência as formas dos cristais de quartzo natural, a cor e a materialidade do minério de ferro, riquezas minerais que fazem parte da história e do desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A escultura é composta por três grandes estruturas executadas em tubos quadrados de aço.

O título “Da terra brotam coisas” faz alusão aos processos de transformação das matérias minerais em diferentes formas e produtos, além de uma referência direta às expressões e ao conhecimento vernacular tipicamente mineiro.

As propostas culturais do edital Arte em Aço Gerdau foram selecionadas por uma Comissão Curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da Gerdau e dos municípios contemplados.

De acordo com o diretor da Gerdau, Wendel Gomes, Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da Gerdau. “Esse edital tem o intuito de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural do estado. Queremos presentear as cidades com essas esculturas, impactar as pessoas, ampliando o contato da população com a história de Minas Gerais por meio da arte”, explica.

Outras informações sobre o Edital Arte em Aço Gerdau no site https://prosas.com.br/editais/8835-edital-arte-em-aco-gerdau

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade