25 de abril de 2024 12:44

INSS vai pagar nova revisão aos segurados em maio, veja quem tem direito

A revisão será paga aos segurados do INSS que foram impactados pelo cálculo errado em benefícios por incapacidade

Entre os dias 1º a 7 de maio, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), vai pagar a revisão do artigo 29, também conhecida como revisão dos auxílios aos segurados.

Este será o pagamento do último lote da revisão dos auxílios conforme o calendário de pagamentos definido em um acordo firmado entre o INSS e o Ministério Público. Nos pagamentos deste ano, 10.941 segurados serão beneficiados.

Revisão dos auxílios

Os valores vão ser pagos porque entre os anos de 2002 a 2009 o INSS acabou errando ao pagar benefícios por incapacidade, onde o Instituto deixou de descartar as 20% menores contribuições no cálculo da média salarial dos trabalhadores.

Assim, os pagamentos são destinados aos segurados que recebiam o benefício com erro em 2012, ano em que houve o acordo judicial entre o INSS e o Ministério Público.

O erro do INSS acabou reduzindo a renda dos segurados. Assim quem recebeu benefício por incapacidade e tinha menos de 144 contribuições ao INSS após julho de 1994 teve o cálculo feito da seguinte forma:

Todos os salários em reais corrigidos pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, onde os valores corrigidos foram somados a média desses valores foi utilizada para pagar a renda previdenciária.

Onde, na verdade o cálculo deveria ter sido feito da seguinte forma:

Todos os salários em reais corrigidos pelo INSS, posteriormente o INSS organizaria a relação do maior para o menor e descartaria os 20% menores. A média salarial então, seria utilizando os 80% maiores salários.

Consulta

Conforme informado pelo INSS, o segurado deverá consultar se está no lote no final da revisão no final do mês de abril, quando o processamento dos pagamentos estiver concluído. Em caso de dúvidas e para consultar se o mesmo receberá basta recorrer aos seguintes canais:

No caso da plataforma Meu INSS a consulta será feita da seguinte maneira:

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Preencha o CPF e senha;
  • Vá para a barra superior em azul escrito “Do que você precisa”;
  • Basta digitar a palavra revisão que aparecerá a opção “Revisão de Benefício – artigo 29”;
  • Clique na opção “Consultar Revisão de Benefício Artigo 29”;
  • Quem não possui direito a revisão terá a seguinte mensagem exibida “Consulta a Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão”;
  • Como dito anteriormente, a consulta estará disponível no final do mês de abril.

Quem vai receber a revisão

Têm acesso aos valores da revisão os segurados que receberam com erro os seguintes benefícios:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.

FONTE JORNAL CONTÁBIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade