O governo federal permite que haja a inscrição em três benefícios diferentes. Confira as regras para poder ser incluso
Graças ao CadÚnico, o governo federal consegue ofertar diversos programas às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por vezes, apenas um programa não é suficiente. Portanto, saiba como é possível receber 3 benefícios sociais ao mesmo tempo.
Vale lembrar que, para receber todos os benefícios que citaremos logo abaixo, é preciso cumprir os requisitos de cada programa. Além disso, existem benefícios que, mesmo que a pessoa seja elegível, não garante o pagamento, pois pode faltar verbas do governo.
Auxílio Brasil: quem pode participar
O Auxílio Brasil é pago para quem está registrado no CadÚnico e que esteja em situação de pobreza (família com renda de até R$ 200 por pessoa) ou em situação de extrema pobreza (renda per capita de até R$ 100 na família).
O registro no Auxílio Brasil é automático, sendo que revisões são feitas mensalmente pelo Ministério da Cidadania. Os pagamentos são feitos pela Caixa e o dinheiro pode ser movimentado inicialmente por meio do Caixa Tem (Android e iOS).
Tarifa Social de Energia: como funciona
A Tarifa Social de Energia é um benefício que concede desconto na conta de luz do beneficiário. Sendo assim, ela não repassa dinheiro, apenas diminuiu os gastos que a pessoa teria. A inscrição no programa, assim como no Auxílio Brasil, é automática.
Mas, para isso, é necessário que a pessoa seja registrada no CadÚnico e que cumpra um dos requisitos abaixo:
- Estar em família com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários no total;
- Ter algum membro na família que ganhe o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Portador de doença ou Pessoa com Deficiência (PcD) fazendo parte da família, conforme determinado em lei.
O desconto da conta de luz varia conforme o consumo. Para quilombolas e indígenas pode variar entre 10 e 100%. Para as demais pessoas a redução chega a 65%.
Auxílio Gás: critérios para participar
De todos os benefícios que podem ser acumulados, o Auxílio Gás é o que possui a menor quantidade de beneficiários, pouco mais de 5 milhões. Sua expansão só ocorrerá caso o governo consiga alocar mais recursos para o programa. Por isso, na teoria, é o mais difícil de ser obtido.
O Auxílio Gás paga 50% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Os repasses ocorrem a cada dois meses. Veja para quem:
- Famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias com alguém inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Mulheres que sejam chefes de família.
FONTE CONCURSOS NO BRASIL