25 de abril de 2024 02:18

Bebê de 4 meses é vacinado contra covid-19 por engano

Erro foi reconhecido pela técnica de enfermagem da própria Unidade Básica de Saúde (UBS)

Um bebê de quatro meses foi vacinado contra a covid-19 por engano em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. A imunização do público infantil contra a doença foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) somente para crianças de 5 a 12 anos. O erro ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Ideal, na manhã da última segunda-feira (21). 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica foi notificado sobre a administração indevida da vacina CoronaVac na criança, que buscou a UBS para a realização das vacinas para essa faixa etária que é a pentavalente.  

Conforme a pasta, o erro foi reconhecido pela técnica de enfermagem da própria unidade que acionou os pais do bebê. A criança passou por avaliação médica na própria unidade. A técnica responsável foi afastada da sala de vacina e um procedimento interno para esclarecer a situação e evitar possíveis erros foi aberto.  

A pasta informou ainda que todos os protocolos recomendados foram adotados e que o bebê vai ser acompanhado e monitorado pelos próximos 30 dias, com a finalidade de identificar precocemente qualquer evento adverso que venha a surgir. 

FOTNE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade