25 de abril de 2024 08:12

Alunos da Una Lafaiete preparam manifestação contra aumento de mensalidades e retorno às aulas presenciais; faculdade se posiciona

Estudantes da Una Lafaiete organizam para o dia 7 de março uma manifestação em favor da volta às aulas 100% presencial como também contra o aumento de cerca de 11,5% . Os alunos contam com o apoio da União Nacional do Estudante (UNE) e da União Estadual dos Estudantes (EEE0)

Eles alegam que a UNA mantém o ensino híbrido afetando diretamente a qualidade de ensino. “Eles estão oferecendo um modelo no qual vamos somente dois dias na faculdade. É impossível formar biomédicos, por exemplo, sem aulas práticas de qualidade”, salienta uma aluna.

No dia 7/3, a faculdade inicia o ano letivo e a manifestação acontece na portaria às 18:30 horas, situada no centro de Lafaiete.

Uma aluna reclamou a nossa redação do Site CORREIO DE MINAS de que desde 2019, quando veio a pandemia os cursos passaram ao sistema on-line e sem nenhum desconto. “Nesse semestre nos falaram que o modo do nosso curso iria mudar de totalmente para presencial mas depois informaram que aos invés de quatro dias de aulas presencias, teremos dois dias on-line e dois dias presencias, só que eles mantiveram o valor da mensalidade. Até agora não alteraram o valor das mensalidades mesmo no formato híbrido e nós assinamos os contratos para aulas presenciais”, protestou.

Resposta da Una

Em atenção ao questionamento do Jornal Correio de Minas, a UNA Lafaiete informa que os reajustes de mensalidade acontecem anualmente, de acordo com a lei 9870/99 e contrato firmado entre a IES e o estudante, de forma a garantir os investimentos necessários à melhor formação.
Ressaltamos ainda que o modelo acadêmico estabelecido pela Instituição é inovador e incentiva o estudante a desenvolver competências que os preparam para os desafios reais da carreira. Para tanto, foi construído de forma que alterna a composição com aulas, atividades de extensão presenciais e online, entre outros, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências que serão chaves para a sua formação.
Informamos também que as aulas retornarão de maneira presencial, em 7 de março, ressaltando ainda que, de acordo com o Ministério da Educação, um curso presencial pode ter até 40% de atividades online.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade