28 de março de 2024 16:18

Talento: poeta lafaietense tem canção como tema de monografia em RN


O músico Oswin Lohss apresentou em sua Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) uma canção parceria com o poeta lafaietense Osmir Camilo Gomes, integrante do Grupo Lesma.

O trabalho recebeu elogiosas observações em sua apresentação final e contou com a participação dos autores de Filigrama, Oswin e Osmir, de forma virtual. O poema que se tornou canção e foi gravado em Natal (veja link baixo) pertence ao livro Cinepoesia publicado pelo autor mineiro em 2014 e foi lançado em várias cidades do Brasil, inclusive potiguares. Oswin Lhoss passou a ter contato mais intenso com o grupo Lesma a partir de sua participação no Abril Poético de 2018, formando o Trio Potiguar em parceria com Mazinho Viana e Regina Casaforte. Em 2017 os poetas mineiros Osmir e Wagner já haviam feito jornada cultural por cidades do Rio grande do Norte e Ceará. Sobre a composição Oswin fala: “A canção que abre o recital, Filigrama, interpretada pela professora Polly Guimarães, com letra de Osmir Camilo Gomes, tornou-se assunto principal da minha monografia.

Foi escrita no sexto período. Se apresentando como balada jazz, tem na sua origem influências do lied alemão, romantismo europeu, harmonia de jazz, traços rítmicos brasileiros, sem porém se enquadrar num gênero rítmico brasileiro, como samba ou valsa brasileira. A dedicação da cantora no processo em que detalhes do arranjo ainda estavam em elaboração, e o timbre único da sua voz transportam a poesia de Osmir Camilo de uma maneira que me deixou muito feliz. A opção de usar violoncelo contribui para o aspecto lírico, da letra que transita entre entes como luz, universo, acaso, lei, viagem e, de repente: um mouse de computador, “tecendo, em ritmo suave, o molde da ilusão.”

FILIGRAMA – Letra de Osmir Camilo Gomes, Música de Oswin Lohss, gravado em 10 de dezembro 2021 no Auditório Onofre Lopes, EMUFRN, Natal, Brasil.
Canto: Polly Guimarães
Violoncelo: Caio Godoy
Piano: Oswin Lohss
Baixo elétrico: Zé Fontes
Percussão: Mylanne Santana
Gravação de áudio e vídeo: Waldecio Silva, Paulo Henrique Dantas, Magnus Brasil, Anizio Souz, Vitoria de Santi
Finalização de áudio: Alexandre Maiorino
Edição de vídeo: Paulo Henrique Silva
Orientador: Prof. Anderson Pessoa

LOHSS, Oswin. Filigrama: o processo de composição de uma canção. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=MVJEfhGVLE0

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade