No dia 23 de janeiro, o Governo Federal anunciou o novo documento que substituirá o atual modelo de RG, utilizando apenas o CPF. Atualmente, em cada estado e Distrito Federal, o RG possui uma numeração específica.
O novo RG poderá ser utilizado em viagens para países do Mercosul, porque será feita no padrão internacional, com o código Machine Readable Zone (MRZ). O objetivo dessa iniciativa é evitar fraudes e deverá estar disponível em todo o Brasil até 6 de março de 2023.
Como será o RG Único?
O objetivo principal do novo RG é obter um cadastro único para o cidadão brasileiro, utilizando o CPF e QR Code (Quick Response Code) para a identificação eletrônica, de forma online e offline. Desta forma, o cidadão não precisará ter um número de identificação para o RG e outro para o CPF, apenas um documento será necessário.
No novo documento de identificação, será disponibilizado o histórico de saúde do brasileiro no app Open Health, e no sistema constará fator RH, tipo sanguíneo e se o indivíduo é doador de órgãos. Com isso, após a apresentação do novo documento, profissionais de qualquer hospital do país terão fácil acesso às condições do paciente, tal como comorbidades.
Como tirar o novo documento?
As secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal terão a responsabilidade de fazer essa adequação. As secretarias deverão se adaptar ao novo regulamento até o dia 3 de março de 2023. Contudo, não há data para o lançamento dos novos documentos no país. Importante lembrar que o RG único será na versão online e impressa.
O que fazer com o meu RG atual?
O documento de identidade atual continuará sendo válido para algumas pessoas, veja.
- Cidadãos até 60 anos: até 10 anos de validade;
- Cidadãos acima de 60 anos: validade indeterminada.
Versão digital do novo RG
O RG Único terá uma versão digital, como a CNH e CPF. Mesmo após a confirmação do Governo Federal, ainda não foram comunicados mais detalhes sobre a sua distribuição. Caso seja, o cadastro será conforme os outros aplicativos, veja.
- O cidadão terá que fazer inscrição pelo aplicativo Gov.br;
- Em seguida, validar seus dados;
- Também poderá validá-lo pelo QR Code;
- Por fim, após validar, será liberada a versão digital do RG;
- A emissão do documento digital será feita gratuitamente em todos os estados.
FONTE SEU CREDITO DIGITAL