28 de março de 2024 14:46

Urgente: com prejuízo, clínica de hemodiálise que atende a região vai encerrar suas atividades

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE CONSELHEIRO LAFAIETE E REGIÃO

A Clínica Santo Antônio de doenças renais, situada à rua Píramo, 120, no bairro Sâo Sebastião, atrás do Hospital e Maternidade São José, apesar de ser uma entidade particular, atende à população da região que tem insuficiência renal crônica, quase, exclusivamente, pelo convênio SUS.

Tal atendimento consiste em 3 sessões semanais de 4 horas de duração cada. Desde 1993 são atendidos os pacientes de Conselheiro Lafaiete e região, contemplando os municípios de Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Entre Rios, Itaverava, Jeceaba, Lamin, Ouro Branco, Piranga, Rio Espera, Santana, São Brás do Suaçuí, Senhora de Oliveira e outros. Além disso, presta assistência a pacientes internados no Hospital e Maternidade São José em enfermarias, apartamentos e, principalmente CTI. Também mantém um ambulatório de atendimento a renais crônicos que não necessitam de diálise e aqueles que fazem diálise peritoneal.

Atualmente, são realizadas cerca de 1900 sessões/mês e atendidas cerca de 220 consultas / mês. No entanto, cada sessão tem o custo de R$279,88, mas o repasse do SUS é de apenas R$194,20.

Para esta prestação de serviços, é necessário atuar de acordo com rigorosa legislação específica e responsabilizar-se por todo o financiamento referente a:

  1. Estrutura física do estabelecimento e sua manutenção;
  2. Compra e manutenção dos equipamentos necessários para o procedimento, a maioria importados, sujeitos à variação do dólar;
  3. Os insumos farmacológicos e não farmacológicos também em sua maioria importados;
  4. Contratação dos recursos humanos tais como enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, administrativo, suporte técnico e limpeza.

Os esforços das várias entidades e associações de Centros de Nefrologia do país e particularmente de Minas Gerais (SBN – Sociedade brasileira de nefrologia ; ABCDT – Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplantes ; AMICEN – Associação Mineira de Centros de Diálise )  para atualizar os valores SUS pagos pela sessão de Hemodiálise e pela Diálise Peritoneal têm obtido resultados limitados, colocando em risco a vida dos renais crônicos.

Vivemos uma situação de subfinanciamento, há pelo menos 8 anos. Em 2017 , foi concedido o último reajuste da sessão de diálise de 8,47% já, à época, insuficiente e muito abaixo da inflação. A essa calamidade financeira somou-se o aumento substancial de custos trazido pela pandemia da Covid-19: aumento de gastos com recursos humanos devido aos afastamentos, compra de equipamentos de proteção individual como máscaras e luvas em quantidade bem maior que o de costume e a preços exorbitantes. E vivemos sem perspectivas de voltar à prática dos preços pré-pandemia. Por outro lado, tarifas praticadas pelas concessionárias de água e energia foram reajustadas em níveis intoleráveis.

Todos estes custos não são condizentes com a receita de quem atende majoritariamente pacientes via SUS, acima de 92% dos atendimentos. Ou seja, não há receita proveniente de convênios outros que não o SUS para contrabalançar o “prejuízo” do setor.

Assistimos a isso em todo o país, não sendo exceção Minas Gerais e, dentro do Estado, Conselheiro Lafaiete . Atividades de unidades de diálise importantes regionalmente foram encerradas pelo país afora com as vagas SUS para diálise  diminuindo a cada dia.

Nesse cenário, vem  a Clínica Santo Antônio de doenças renais clamar por ajuda, sem a qual não haverá como manter a assistência de qualidade que tem prestado por mais de 28 anos. Chegamos ao nosso limite de endividamento, tomando empréstimos junto a bancos para honrar os compromissos, principalmente, com nossos funcionários, incansáveis e carinhosos com nossos pacientes, atravessando com coragem os riscos da pandemia e todos os outros.

As contas fecham com débito crescente a cada mês, estamos caminhando para a total insolvência.

Clínica de Tratamento Nefrológico S/C Ltda ( Clínica Santo Antônio )

Conselheiro Lafaiete , 16 /03 /2022

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade