27 de abril de 2024 21:01

FGTS: veja como consultar e sacar valores da conta

Se você trabalha sob algum contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), provavelmente tem algum dinheiro parado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Originalmente, o saldo do FGTS pode ser usado totalmente ou em parte pelos trabalhadores em casos de rescisão, demissão e situações especiais como doenças graves ou aquisição de casa própria.

Porém, para movimentar a economia brasileira, o governo planeja a liberação de uma nova rodada do saque de até R$ 1 mil das contas ativas ou inativas do FGTS. A primeira vez que o Executivo permitiu saques de contas do FGTS foi durante o governo Temer, em 2017. A segunda vez aconteceu já no governo Bolsonaro, em junho de 2020.

Como funciona

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário – sem descontar no pagamento do trabalhador. O seu FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados.

Enquanto ele não é retirado pelo trabalhador, o valor fica depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais feitos pelo empregador, acrescidos de atualização monetária e juros.

Como consultar e sacar o seu saldo do FGTS

​Quando há rescisão de contrato, cabe ao empregador comunicar o ocorrido à Caixa. Se a rescisão contratual se enquadrar em uma das hipóteses de saque previstas, em até 5 dias úteis o trabalhador poderá sacar seu FGTS.

Já para os casos de rescisão de contrato por acordo entre trabalhador e empregador, o trabalhador deverá comparecer a qualquer agência da Caixa a partir do 5º dia útil, contado da data de quitação da multa rescisória – Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS – GRRF, realizada pelo empregador. Aí sim poderá realizar o saque.

Carta: Informando o endereço completo no site da Caixa, em uma agência ou pelo telefone 0800 726 01 01, o trabalhador vai receber uma correspondência com o extrato do FGTS a cada dois meses.

Via site: No site da Caixa Econômica Federal, é possível consultar as informações do FGTS, após fazer um cadastro e criar uma senha. Para isso, é preciso saber seu número NIS/PIS. Ele pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na Carteira de Trabalho ou no extrato impresso do FGTS. Veja o passo a passo:

  • Informe o número do NIS/PIS e clique em “cadastrar senha”;
  • Leia o regulamento e clique em “aceito”;
  • Preencha seus dados pessoais;
  • Crie uma senha de até oito dígitos;
  • Após esse processo, faça o login para poder acessar as informações da sua conta.

Via aplicativo

Com a mesma senha criada acima é possível checar as informações no aplicativo do FGTS, disponível na App Store e no Google Play. Se preferir, o cadastro da senha também pode ser feito direto pelo aplicativo, seguindo esses passos:

  • Na tela inicial do app, clique em “Primeiro Acesso”;
  • Leia o contrato e aperte “aceitar”;
  • Informe o número do NIS (o seu número PIS/PASEP) e aperte “Continuar”;
  • Preencha o formulário e aperte “Próximo”;
  • Crie a senha e clique em cadastrar.

Via SMS e email

Também pelo celular é possível receber mensalmente, via SMS, informações sobre o saldo disponível e os depósitos feitos na sua conta do FGTS. Outra possibilidade é receber as informações por email. Neste caso, a mensagem eletrônica com o extrato passa a ser enviada mensalmente e substitui o extrato em papel, enviado a cada dois meses pelo correio.

O cadastro desses serviços pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo, depois de criada a senha pessoal. Além disso, é possível atualizar o endereço residencial para receber o extrato em papel.

FONTE YAHOO FINANÇAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade