27 de abril de 2024 20:17

1,2 milhão de trabalhadores poderão sacar o PIS/Pasep atrasado nesta semana

Após inconsistência nos dados dos trabalhadores, Ministério do Trabalho e Previdência decidiu reavaliar os cadastros e eleger novos beneficiários

Um novo lote de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020 começou a ser liberado nesta semana pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, 1,2 milhão de beneficiários terão acesso à quantias entre R$ 101 (mínimo) e R$ 1.212 (máximo) após o reprocessamento de dados feito pela Dataprev – empresa de tecnologia da Previdência.

A liberação do PIS/Pasep para o novo grupo de beneficiários teve como base a reanálise das informações prestadas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Após inconsistência nos dados dos trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Previdência decidiu reavaliar os cadastros e eleger novos beneficiários.

Quando acontecem os pagamentos do abono salarial atrasado?

Nesta terça-feira, 29, receberam o lote extra os trabalhadores nascidos entre os meses de janeiro e junho. Agora, a próxima liberação está marcada para esta quinta-feira, 31 de março, quando recebem os trabalhadores nascidos entre os meses de julho e dezembro.

Como é feito o pagamento?

Aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal têm acesso ao crédito de forma automática, direto na conta da estatal. Já quem não possui vínculo com o banco recebe os recursos por meio do aplicativo Caixa Tem, com os valores depositados na Poupança Social Digital.

Se não for possível abrir uma conta digital, o trabalhador pode sacar os recursos utilizando o Cartão Cidadão mais senha em caixas eletrônicos, casas lotéricas, guichês das agências ou em correspondentes Caixa Aqui.

Quem pode sacar o PIS/Pasep 2022?

As regras deste ano para o recebimento do benefício são:

  • O trabalhador precisa ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base 2020;
  • O trabalhador precisa ter atuado com carteira assinada por pelo menos 30 dias também no ano-base de pagamento;
  • O trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; e
  • O trabalhador também precisa ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Lembrando que quem é funcionário de empresa privada recebe o PIS pela Caixa, enquanto servidores públicos têm direito ao Pasep por meio do Banco do Brasil. Para consultar o PIS, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para o número 158. Já a verificação do Pasep está disponível no site do BB.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade